Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 22 de maio de 2021

fotos de capa em maio 22

 * Victor Nogueira


2021 05 22 Foto victor nogueira - pormenor dum mural - agora muito degradado - na Avenida José Mourinho, em Setúbal (2018.01.17)

Na Avenida José Mourinho, a Oeste da Doca dos Pescadores, frente ao Monumento ao Homem do Mar, onde foi a Praia da Saúde, vou encontrar completamente degradado um interessante mural com temática marítima que fotografara anos antes, nos finais de 2012. Fazendo fé no Google Earth, decorridos apenas dois anos, em 2014, o referido mural estaria já de pantanas. Aqui ficam as imagens.

VER  Murais em Setúbal 12 - Avenida José Mourinho


2019 05 22 Foto de família - Luanda e Praia do Bispo 1963.05.29 - festa  do 12º aniversário do meu irmão zé luís. No telheiro do quintal, onde fazíamos as festas e tomávamos as refeições


2018 05 22 foto victor nogueira - Pelourinho de Setúbal

VER MAIS EM  

O Pelourinho de Setúbal



2018 05 22 - Dia do abraço

Nada substitui o contato físico, o papo olho no olho, né, meninas?


2016 05 22 fotos victor nogueira . pôr-do sol e nuvens entre Almada e Setúbal ou, mais precisamente, entre os estuários do tejo e do sado

Brilhante, límpido e de anil está o céu, parado o ar, reverdecidos os campos o silêncio em torno de mim quebrado apenas pelo dedilhar rápido e seco no teclado. Não há música envolvente e assim pego em mim, livro no bolso, e rumo ao mar e ao sol poente, a máquina fotográfica como outra companhia. Considerando como Barthes “O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Nas minhas deambulações surgem pessoas, por vezes apenas para enquadrar ou "dar" vida à cena. Raramente surge "A Pessoa" e quando "a musa" existe fica - entre nós e sem vós o registo. Ou como se fora aparição de Hitchcock nos seus filmes de "mistério" e "suspense"

O livro é uma biografia de Luís XIV, ontem adquirido no alfarrabista, por causa das séries televisivas "Mosqueteiros" e "Versailles".


2016 05 22 Foto victor nogueira - nos tempos medievais os edifícios das câmaras municipais tinham um piso térreo  "aberto", possivelmente para reuniões e "mercado". E na praça principal  não há só "arcadas" em Évora ou Beja (embora nesta posteriormente "emparedadas" como também parcialmente em Évora). Aqui, em Setúbal, as arcadas são dos Paços do Concelho, da antiga Casa do Corpo da Guarda e creio que do Palácio dos Salemas.

Mas do antigo Largo da Ribeira Velha foram retirados o Pelourinho (do tempo de D. José I) e da antiga Praça do Sapal (actual do Bocage) a Fonte monumental, transferidas em tempos mais recentes respectivamente para a Praça Marquês de Pombal e para o Largo Teófilo Braga.

Mas nas minhas deambulações encontrei Câmaras "antigas" (algumas medievais) cujo piso térreo é aberto: Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Guimarães....

VER  Paços do Concelho de Setúbal e Casa do Corpo da Guarda

2014 05 22 SOARES E SEU UMBIGO - Em artigo num jornal diário Mário Soares apela ao voto na TROIKA CISCO ASSIS SEGURO SÓCRATES. E fá-lo com cicuta ou arsénico. 

Mário Soares é coerente consigo próprio desde sempre. Já elogiou Passos de Coelho contra Sócrates, já confessou desde há muito que arrumara o socialismo na gaveta, tão bem aferrolhado que os seus sucessores, entre os quais figura Victor Constânci, nunca o encontraram. Aliás em alentada entrevista em 3 volumes a Maria João Avillez confessou que apenas defendera o socialismo pk se o não tivesse feito em 1975/76 o PS não teria votos. Bem pode fazer números circences no Carmo que o seu voto vai para a bancada do seguro onde pontificam cisco assis zorrinho e ana gomes que defendem governos em coligação /articulação com os do psd-cds. Como ele fez.Vai longa e pesada a barca de cisco assis seguro sócrates com tantos ex- como basílio, joana, brito, capucho....E agora só-Ares, que nunca foi socialista

Assim como Ferreira Leite /PSD defende que o eleitorado deve penalizar o seu partido, Soares com arte e manha diz que sim, que o ps é e sempre será o seu partido, mesmo que perca estas eleições. Com amigos destes o psd e o ps não precisam de inimigos !  

(https://www.publico.pt/2014/05/22/politica/opiniao/o-ps-sempre-esteve-acima-de-mim-proprio-v1637035)


2014 05 22 A HONRA, A FIDELIDADE  E A COERÊNCIA NA troika PS(d)CDS

Esta gente, incluindo aquela dos ex- que apoiam o cisco assis seguro sócrates, como carlos brito, joana amaral dias, basílio horta e antónio capucho sem esquecer ferreira leite ou marcello são coerentes - não defendem senão o capital, com maior ou menor artimanha (arte e manha). O barco, não lhes interessa, desde que leve a água ao moinho dos patrões. Dos grandes patrões ! Os dos cifrões e dos feijões !  Quanto ao mexilhão ... que se lixe !


2014 05 22 a eficácia do voto na troika PS(d)CDS. Uma autêntica paralamentarice !

cartoon de  Franklin Távora in http://universofantastico.wordpress.com/2008/06/


2014 05 22 Dúvida lancinante - cisco assis usa capachinho ? E o paulinho dos submarinos ? Usando capacho, escondem a carecada ?


2014 05 22 A HONRA DOS PINÓQUIOS ! As eleições "paralamentares" da TROIKA CISCO ASSIS SEGURO COSTA e as suas sócretinas narrativas.  Vale tudo para "engatarem" o voto e as urnas ? QUAL É A VOSSA ?

Trombateia seguro em sócretinas narrativas com passes de coelho por lebre de portas escavacadas:

"Fizemos as contas e quero uma vez mais garantir-vos sob palavra de honra que, uma vez chegados ao Governo, voltaremos a dar aquilo que é um direito dos pensionsiatas e reformados e devolveremos as reformas, acabaremos com a TSU dos pensionistas."

Mas que confusão e cartas viciadas. Estas são eleições para que Parlamento ? O Europeu ou o Português ? È tudo ao molho e fé na pinoquice apinocada "paralamentar"?

Então pergunto eu, e os impostos, vão baixar ? E o poder de compra vai ser reposto e actualizado ? E vai seguro com passes de coelho acabar com as PPP's, SWAPS, lucros bancáriosda usura ? E vai criar emprego aumentando a produção nacional ? Vão renegociar ou denunciar a dívida fraudulenta ? Vão rasgar o memorando Sócrates/PS, Passes de Coelho/PSD & Portas/CDS ?

PALAVRA DE HONRA ? Cada um tem a sua "Honra". Ali Bábá e os seus quarenta ladrões e os padrinhos da Mafia também têm honra, que não é a nossa. Qual é a honra de seguro aliado a cisco assis e zorrinho, os sempre em pé que se dizem contra os trabalhadores e pensionistas e sempre sempre de mão dada com PSD/CDS desde Mário Soares passando por Victor Constâncio, Guterres e Pepe Sócrates ? !


2012 05 22 Foto Victor Nogueira  ~ Setúbal (Forte de S. Filipe, Estuário do Rio Sado e Península de Tróia)


2011 05 22 álbum: Corações para muitos gostos e ocasiões.

Sem comentários: