Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 7 de maio de 2021

murais e grafitos em Setúbal 100 - Murais de Smile (Ivo Santos)

 * Victor Nogueira

  • smile  é o nome artístico de  Ivo Santos, nascido em Lisboa no ano de 1985, membro da  ACUPARTE Associação Cultural. Com pinturas murais espalhadas pelo país, tem obras em Setúbal de sua autoria já publicadas neste blog, que se reproduzem seguidamente, conjuntamente com outras mais recentes.

Casa da Baía





Bairro das Palmeiras (Bela Vista)








Praias do Sado






















Este mural, na Rua Principal das Praias do Sado, tem como temática aves do Estuário, executado presumivelmente em 2018, de acordo com datação do Google Earth.



Google Earth (2018)

Bairro do Viso




Na Escola Secundária Lima de Freitas, no Bairro do Viso, este é um dos murais  executado em Março 2020  no âmbito do projecto municipal “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”, tem como elemento central a focar atenções num frasco de vidro, de tampa aberta, com uma floresta no interior.

As outras são nas Escolas Básicas de Azeitão e do Aranguez, executadas também 2020.  Na EB de Azeitão o mural  apresenta como elemento central o pisco-de-peito-ruivo, uma das espécies mais emblemáticas do concelho de Setúbal. A flora também está representada no mural, com cerca de sete metros de altura e três metros e meio de largura, com os desenhos de uma rosa albardeira e de uma bolota de carrasco-arbóreo, espécie endémica da Serra da Arrábida. Na parte inferior da pintura sobressai uma caixa de computador com o erro informático na recuperação da biodiversidade, onde se lê a mensagem “Não foi possível encontrar a recuperação.”, de alerta para a perda irreparável da biodiversidade e para a importância da salvaguarda do património natural. 

O mural da EB do Aranguez executado em 2020 Fevereiro, retrata um cavalo-marinho, um roaz e um choco sufocados por um saco de plástico, todos envoltos nas pradarias marinhas do Estuário do Sado. 


Fotos em 2017.05.16 (Canon 141_05)

2017.12.22 (Canon 150_12)

 2021.05.06 (Canon 192_05)

VER  Murais em Setúbal 06 - Smile e a Mexcalina, na Doca da Pesca

Sem comentários: