Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 3 de maio de 2021

a Vila Luz, no Bairro Salgado, e a fábrica conserveira

 * Victor Nogueira


Setúbal, no Bairro Salgado, numa tarde soalheira e primaveril, em Maio

Pela cidade muitas esplanadas de estabelecimentos de restauração estavam abertas e cheias de clientes, alguns aguardando vez, enquanto inúmeros carros circulavam pelas ruas e à beira mar as pessoas passeavam e os automóveis engarrafavam o trânsito, quase todos estilo rebanho maria-vai-com-as-outras ou formiga-no-carreiro.

Passeio pela cidade a cavalo no Fiesta II, buscando murais e conjuntos escultóricos novos para registo fotográfico. Paro no Bairro Salgado de novo, para fotografar o que resta do tempo antigo. O camartelo actualmente poupa mais edifícios, mantendo muitas vezes apenas o exterior. 

Aqui, no limite Norte do Bairro Salgado que é a Rua Almeida Garrett, onde se situava o antigo Convento de S. João Baptista, novos edifícios surgem no que foram os terrenos onde esteve instalada uma fábrica de conservas de peixe, há muito desactivada e agora demolida.






Paredes-meias com uma vivenda centenária, a "Vila Luz" (24.6.1921), está em construção um novo edifício, de linhas rectilíneas, possivelmente designado "Arca de Noé", se for correcta a informação veiculada no local por um painel publicitário que o comercializa.

Como referi, esta vivenda, com logradouro, é circunvizinha duma demolida fábrica conserveira, sendo possivelmente residência do seu proprietário, pois a fachada poente está voltada para a mesma, diferindo da virada para nascente.











Fotos em 2021.05.02 (Canon 192_05)


Esta foto do Google Maps regista, em 2021, à direita o terreno da antiga fábrica conserveira, ao centro, destacada, a Vivenda Luz e à direita o antigo Convento de S. João, com o seu claustro. O terrenos para norte, atá à Avenida da República Guiné-Bissau, presumo que tenham pertencido a cerca deste.

Sem comentários: