Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Murais em Setúbal 22 - Crédito Agrícola e Luísa Todi

* Victor Nogueira

As fachadas de dois edifícios em Setúbal, na Freguesia da Anunciada, estão cobertas com um mural. Uma, a casa onde teria nascido a cantora lírica, na Rua da Brasileira; a outra, num edifício na esquina da Avenida Luísa Todi com a Praça Teófilo Braga, que tem tem uma chaminé quinhentista, ao que em tempos me disseram. Este último mural, imitando azulejaria, datado de 2011, no âmbito do Projecto Setúbal Mais Bonita, tem motivos rurais e publicita o Crédito Agrícola.


Casa onde nasceu Luísa Todi




fotos entre 2015 e 2017



Crédito Agrícola
















fotos em 2018.01.23

Série Murais e Grafitos em Setúbal




Google Earth (2015.02)

Sem comentários: