Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Fotos de capa em janeiro 28

 * Victor Nogueira



2022 01 28 Foto victor nogueira - Oceanário de Lisboa (GEDC2046)


2022 01 28 Cartoon de Marcus Torreão e René Santino - A força transformadora do Trabalho (Marx)


 2021 01 28 Foto victor nogueira - Porto Ruas dos Clérigos e 31 de Janeiro (Santo António) em 2018 12 08


auto-retrato em 2020.01.28


2020 1 28 foto jl castro ferreira - No Mosteiro da Batalha, nas férias grandes de 1963

VER

1966 / 1967 - Férias em Portugal




VER

Aljezur



2015 01 28 O Plano Marshall e os perdões à RFA tinham um objectivo: que a Europa "capitalista" se subordinasse aos EUA e que a RFA fosse um tampão face à Europa "socialista"


2015 01 28 PRESERVAR O VERDE É O MEU OBJECTIVO, exclama o personagem


2015 1 28 1. Mas ... ao fim de 46 anos (4 anos de ASP, desde a chamada "primavera" marcelista, e 42 de PS, 41 dos quais depois de Abril) ainda há quem acredite e defenda que o PS, (blindado como está à esquerda) fará parte da solução qd ele é um dos grandes problemas, sejam quais forem as direcções e secretários gerais em funções ?

O PS que impediu o referendo dos sucessivos tratados europeus e que com o psd/cds assinou o Memorando e o Pacto Orçamental ? O PS que estendeu a mão à tríade Cavaco/PSD/CDS qd da crise Gaspar/Portas (isto é, PSD/CDS), permitindo que estes prosseguissem o o seu programa ?

Perante a derrota do PSD/CDS nas últimas eleições (europeias), não foi o Tó Costa do PS (o tal que após a derrota nas eleições autárquicas não havia posto em causa o Tó Zé Seguro) e que inventou as diversões da "abertura" a "simpatizantes" e das "candidaturas" a 1ª Ministro, com o mesmo objectivo ? 
E não anda Cisco Assis e quem representa como sempre afobado a defender e advogar alianças "naturais" com o psd, os tais do centrão com a bengala sempre prestimosa ao baila-rico do alterne ?

2. DFS não contra-argumenta, limita-se a afirmar que eu estaria a usar de desonestidade intelectual e falta de rigor. E sem fundamentar, afirma que "a nossa esquerda ao longo destes quase 41 anos não deram mostras de grande capacidade ..." e fala em "fundamentalistas" e em "questões de fé". Meros jogos de palavras.

Porque a "esquerda" de que Santana parece falar e não poucos defendem tem demonstrado nestes quase 41 anos uma grande capacidade: a de sistematicamente enganar o eleitorado com falsas promessas de pisca pisca à esquerda e, encerradas as urnas, efectuar estrondosas viragens à direita, como aquelas de ter sempre recusado alianças à Esquerda, aliando-se ao psd/cds para sucessivas revisões constitucionais que abriram caminho à recuperação capitalista depois do susto de 1974/75, para além do que referi no comentário anterior.

Em matéria de fé não há quem bata os que ano após ano afirmam ser o PS a “solução” imprescindível para a saída da crise e, sobretudo, para o derrube do capitalismo, de quem acredita ser possível arrastar o PS e presentemente o Tó Costa para “renegar” o passado cada vez mais à direita do PS.

Mas a culpa não é do PS, 'tadinho, eleição atrás de eleição cheio de boas intenções, a responsabilidade, segundo Santana e Afins, é da "nossa" esquerda, uma incapaz, o que demonstra um grande rigor de análise e sólida argumentação. Porque o que está de facto em causa e “debate” é o conteúdo do texto de Correia Pinto.

IN http://politeiablogspotcom.blogspot.com/2015/01/os-efeitos-perversos-da-vitoria-do.html?fbclid=IwAR2w7g6nHIfEPY7eJPdUdkcFq__kLoJh9q1uOSN0US6bdYvYddEwIi9Bj3I


2014 01 28 foto Victor Nogueira - Setúbal - pormenor duma foto de Américo Ribeiro num restaurante da Avenida Luísa Todi - descarregando o sal

VER

Sem comentários: