Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Fotos de capa em janeiro 11

 * Victor Nogueira

 


2022 01 11 Foto victor nogueira - Palmela vista da EN 10 em Setúbal (HOSPOR)


2021 01 11 Foto victor nogueira - nos anos '60 do passado milénio, quando o meu avô Barroso comprou este terreno no Mindelo, tudo isto era campo e poucas casas havia. Entretanto o loteamento cresceu em habitações, umas maiores, outras menores, mas só muito recentemente a Câmara Municipal de Vila do Conde concluiu o abastecimento de água canalizada e a rede de esgotos nas freguesias rurais. Por isso, durante muitos anos, a água era mecanicamente bombeada de poços individuais e os dejectos lançados em fossas séptica, que exigiam limpeza regular. A partir de certa altura os lençóis freáticos ficaram inquinados e a água imprópria para consumo. O poço ainda existe, para rega do quintal, embora a bomba de água tenha sido recentemente substituída por outra pois a primitiva havia entregue a alma para o ferro velho.

Na foto vêem-se a horta, as roseiras e o casinhoto que abriga a bomba de água, situando-se o poço. coberto por uma laje, entre esta e a parede da garagem do vizinho.

No extenso campo nas traseiras da rua e das casas, a norte, cultiva-se milho, matéria prima para rações do gado leiteiro, milho que em muitas zonas do Minho e Douro Litoral substitui as videiras,
VER 

o milho verde e a desfolhada portuguesa


2021 01 11

* Filipe Chinita
.
não me sinto
em nenhuma superioridade.sobre ninguém.
mas também em nenhuma inferioridade.
os meus proletários alentejanos
desde criança me o ensinaram.
no seu desmedido.orgulho
de apenas serem
humanos.
iguais
a
todos
os demais.
mesmo que analfabetos!
mesmo que trabalhando
como animais de carga.
de sol a
sol.
tinham sempre.em si
a sabedoria
de quanto
valiam!
no sol
no frio
na geada
no gelo
e
no suor
de bestas
do cada
dia.
e
eu amo
para sempre!
aqueles...
rostos
do meu
povo
.
fj
11.01.2017


2020 01 11 foto victor nogueira - Terreiro de Santa Maria visto da Igreja de Santa Maria da Graça, em Setúbal - (2017.12.07)

VER 

Recantos de Setúbal 05 - Terreiro de Santa Maria e Poço do Concelho



2017 01 11 Foto victor nogueira - pôr-do-sol em Beringel

Teresa Rita Lopes - Um dia quando eu morrer

Um dia quando eu morrer
isto é um dia quando eu estiver debaixo da terra
não quero que me vão levar flores
mas que as vão lá buscar
Gostava que por cima da minha cova não pusessem
laje nenhuma
só terra por mim estrumada
e aí plantassem as flores que amei em vida
açucenas rosas Palminhas de Santa Teresa (ditas Frésias)
ervilhas-de-cheiro goivos cravos jasmins
tudo flores com perfume
que é a alma das plantas
Sempre gostei mais de dar do que de receber
por isso ficarei feliz se forem à minha beira
buscar flores
os que me quiserem bem
Que as levem para casa e as ponham numa jarrinha com água
à cabeceira ou em cima da mesa de escrever
ou de comer
onde possam sentir minha presença viva
e trocar comigo olhares e sorrisos
e quem sabe talvez palavras
essas as mais importantes que em vida
nós não soubemos dizer
Teresa Rita Lopes, in ". Afectos", Lisboa: Editorial Presença, 2000


2015 01 11 foto victor nogueira - luanda liceu salvador correia -visita à CUCA 1965 04 11, com o professor de filosofia e psicologia.
Várias eram as visitas de estudo: à cimenteira SECIL, a uma fábrica de sabões ... A que a malta mais gramava eram as visitas de estudo à CUCA (Companhia União de Cervejas de Angola), pois no final, para além de opíparo lanche, havia cerveja, sendo a minha especialidade apanhar bebedeiras de ... laranjadas da Canada Dry.
Creio que esta é a malta da alínea g) do 6º ano, candidatos a futuros economistas. Nas fotos do meu album não constam as raparigas, possívelmente por não terem "alinhado" nesta visita. Na foto um dos contínuos do Liceu, creio que chamado Sampaio, que alinhava em todas as nossas festanças, incluindo às chuurrasqueiras.



2014 01 11 Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal 1975 - barcos no Rio Sado

VER  

Embarcações nas margens do Sado

Barcos em Setúbal



2014 01 11 - Nesta manhã de Inverno, drummondiando, partilho:
Ausência
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

(Carlos Drummond de Andrade)
Partilhado p0r Madalena Mendes


2014 01 11 Lisboa - foto partilhada por Laura Rijo



2013 01 11 Foto victor nogueira - rubras papoilas 

Sem comentários: