Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 2 de janeiro de 2022

2021 - trabalhos agrícolas no Mindelo

 * Victor Nogueira


Não há festas, nem desfolhadas, nem cantos ao desafio e milho-rei, em busca dum beijo/solfejo. Num ápice as máquinas agrícolas, cada uma manobrada por seu condutor, ceifam, debulham e, posteriormente, adubam, já não com sargaços colhidos á beira-mar, mas com água choca mal--cheirosa. Em paralelo caminham a ceifeira-debulhadora e o tractor com atrelado para o qual através de uma manga é  despejado o grão. Cheio o atrelado, outro toma de imediato o seu lugar, prosseguindo a faina ciclicamente.

No vasto milheiral por detrás da casa, no Mindelo, ficam grãos no chão, que aves em revoadas, pousando no solo, procuram como alimento.  Sem a protecção do milheiral, a nortada infiltra-se agora pelas frinchas das janelas das assoalhadas viradas a NW, onde o sol bate ao entardecer, depois de aquecer a casa toda, ao bater rotativamente em cada fachada.

Os fotogramas retratam várias fases dos trabalhos, incluindo a troca de ideias entre dois dos condutores, apeados, por razões que desconheço. O campo mais para a direita, pertencente a outro proprietário, encontra-se agora vedado, para impedir que durante os trabalhos nos campos adjacentes fossem destruídas as suas culturas.

No final desta publicação indicam-se outras neste Kant_O Photomatico referentes a idênticos trabalhos, em anos anteriores.
.


Ceifa e debulha








Pausa na faina agrícola











A revoada






Adubagem



Gradagem 




Depois da faina


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~




Fotos no Outono de 2021

VER
 

homem com enxada ao ombro e ancinho na mão em trabalhos agrícolas



Sem comentários: