Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Fotos de capa em janeiro 20

 * Victor Nogueira


2022 01 20 Foto victor nogueira - tempo de chuva, em Lisboa, á beira-Tejo 
(Canon 139 03 - 2017 03 24)


2021 01 20 Porto Estação de S. Bento



2020 01 20 CANTAI OLIVAIS, CANTAI DE ALEGRIA, por Victor Nogueira
.
Oh! Mil-Sóis, teu aspecto bem cativa;
O andar, o sorriso radiante,
Doce, valerosa como diamante,
Que pena tu pareceres tao altiva.
.
Pode a tristeza andar-me fugitiva
Se tu, trigueira, de ar tão sonante,
Me pões em terra, mal esvoaçante,
Sem por isso ficares pensativa?
.
Há bem grande alegria se te vejo
Nesta minha sala, mesmo calada,
Com teu jeito manso e delicado.
.
Céus e terra cantam vero desejo
De me convidares p'ra jantarada,
Com fogo mal preso, estralejado.
.
1989


2020 01 20 foto de família - a Maria Emília numa esplanada em Luanda,com os Gaspar, de Pointe Noire (na antiga África Equatorial Francesa), em casa de quem por duas vezes passei as Férias Grandes, a long time ago.

VER


2018 01 20 foto victor nogueira em Oeiras a 2017.03.04 - conversando no adro da Igreja (Matriz) de Nossa Senhora da Purificação, em tarde soalheira


FOTO VICTOR NOGUEIRA - Gaivotas em terra - Brilha luminosamente a tarde embora lá fora o ar esteja gélido e cortante, sem que a luz o consiga aquecer. De anil brilhante e cinza esbranquiçado está o céu colorido. E já não esvoaçam lentamente, batendo as asas, as gaivotas e suas crias, defronte à janela ou no horizonte . Os pombos, esses estão ausentes, talvez recolhidos e abrigados do mau tempo e da chuva que deixou marcas nas vidraças das janelas, gotículas escorrendo da nortada, pequenas pérolas diamantíferas..
Há pouco, há poucochinho, ... não, não caía neve, fiapos que fossem, mas de variados tons de cinza estava o horizonte matizado, por vezes deixando ver uma nesga do azul do céu iluminado por cima das núvens. O ar parece imóvel, não se ouvindo o som das rajadas das últimas noites.
Brilha a relva do parque verde, a maioria das árvores despidas, esquálidas, ramos alongados para o infinito, e a avenida, lá em baixo, é uma tira espelhada, denunciando a chuva que houve, enquanto vagarosas passam as pessoas e os raros automóveis. Vazias de clientes estão as esplanadas dos cafés e pastelarias, defronte, no outro passeio da avenida.
Logo mais daqui a pouco crescerá o trânsito, à hora da saída dos empregos. Depois, virão a noite de breu, o silêncio e mil pirilampos em terra, como se estrelas fossem a iluminação pública e das casas.

VER

Gaivotas em terra ou planando, nem sempre com tempestade no mar



2015 01 20 - E DIZ-ME O QUE VÊS ! SÊ mais ou menos CRIATIVO E OBSERVADOR, escrevendo ou, fotografando e PARTILHANDO, AÍ EM BAIXO, numa das caixinhas de comentários

Isabel Dias Alçada
Vejo pessoas tristes e um Mundo cruel , melhor dizendo , pessoas cruéis sem sensibilidade com os seus semelhantes , ainda bem que existem pessoas como tu que nos transmites o que viveste e o que vês de maravilhoso , beijos meu querido amigo !
 · 7 ano(s)

Maria João De Sousa
Por vezes reproduzo o que vejo, Victor Barroso Nogueira, mas, as mais das vezes, tento preencher os vazios... abraço!
 · 7 ano(s)

Carla Maria Padeiro Estêvão
😉
 · 7 ano(s)

Fatima Mourão
🙂
 · 7 ano(s)

Ary França
Temos que olhar, com bons olhos!
 · 7 ano(s)

Viriato F. Soares
Olá boa tarde Victor, tudo o que vejo à minha volta, no meu país, procuro exprimir através do FB, toda a tristeza deste povo espezinhado, explorado, desprezado pelos senhores da nova ordem neoliberal/nazi, e há coisas que são tão duras, e tão íntimas que guardo para mim, para me dar força e alento para continuar, e vou continuar porque há muito caminho para andar!! Obrigado!
 · 7 ano(s)

Manela Pinto
ha quem olhe e nada veja e outros indiferentes ao k se passa................... das duas uma ou nao tem coraçao ou consciencia
 · 7 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira
frio...
 · 7 ano(s)

Maria João De Sousa
... gente que sabe e não pode, a par de gente que pode e não sabe...


2014 01 20 Foto Victor Nogueira - pôr-do-sol no Cabo Espiichel (Sesimbra)


2013 01 20 Foto Victor Nogueira - Enigma?


2013 01 20 Foto Victor Nogueira  Sombras em Setúbal na Feira de Santiago

Terminados os solos mas não o trabalho, vamos ver se à falta de musa - só palpites ou jogos na reserva ou de bancada em [a] - me empolgo com os coros operáticos LOL


Concierto participativo Grandes Coros Ópera. Auditorio Nac. MAD 10/06/11. Obra Social "la Caixa"


(a) 2015 01 20 Texto sobre as musas e foto de Victor Nogueira (Setúbal - nascer do sol visto duma das minhas varandas) ~~~~ 

Embrenhado na contabilidade e previsões orçamentais e mais documentação para a assembleia de condóminos deste prédio onde moro no alto da torre no cimo duma encosta como se setúbal a meus pés estivesse ...

A disposição é pouca, o enfado grande e assim a produtividade baixa. Far-me-ia falta uma ofélia ao meu lado e a produtividade aceleraria para irmos passear arrostando as intempéries e o mau tempo ou borralharmos à lareira que não tenho vendo o bailar do fogo.

Mas o eterno caminheiro - umas vezes Conde Niño outras João Baptista Cansado da Guerra ou João Bimbelo - não tem tanto milénio passado, ofélia ou maria do mar sem guarida ou gaivotinha ou my fair lady ou ana basca dos encontros perdidos ou joana princesa com sabor a cravo e canela ou ou madre abadessa diabinho diabeza ou raposinha ou teen da amora ou mana clarisse d'aguiar e belmonte nem maria dos mil-sóis rendilhados que lhe valham.

E sendo republicano, a duquesa está para lá do seu vasto e cinzento horizonte, muito para lá dos montes onde de mim a escondo e se esconde ou resguarda !

~~~~~~~~~~~~~~ música, maestrina ~~~~


Fernando nogueira Pessoa por João Villaret - O poeta é um fingidor
 
n

Tim Maia & Gal Costa - Um dia de domingo


Maria Bethânia - Um jeito estupido de te amar

 ~~~~~~~~~~~~~~

e duas antologias de poesia no meu bllog D'ali e D'aqui, repescadas do meu 1º blog, o Kant_O_XimPi

sobre o domingo
 
e sobre as mãos

AS MÃOS - quatro poemas diversos


Divirtam-se ou distraiam-se 
🙂


 

2011 01 20
De negro vermelho

De negro vermelho

Em campo aberto mal fechado

pela paz em construção

pelo pão que se não faz

pela liberdade sem caridade ...

Coisas belas só de vê-las

uma criança em contradança

com imaginação no coração

esperança e alegria

pedra a pedra no dia-a-dia

da cidade em democracia.

.

Não há criação sem mim, diz o patrão

amigo da servidão

de porrete na mão !

Quem assola o sossego de quem teme o povo demente

seja ou não terra-tenente

com o zé povão em baraço ?

.

Mas poderá haver outra inspiração

poderá um homem dizer sim ou não

deixando de ser solidário

com quem tem mau solário

quando lhe pesam a fome

a sede e

a opressão

de quem não tem pão no meio da escuridão ?!

.

.

1991.06.25 | 1992.03.12|

Setúbal - Victor Nogueira

Sem comentários: