Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Fotos de capa em janeiro 24

 * Victor Nogueira


2022 01 24 Foto victor nogueira - Cisco Kid em Paço de Arcos ou o aprendiz de fotógrafo


foto victor nogueira - Oeiras - menina, estás à janela? - dois poemas e duas canções


Menina, estás à janela (Popular - Alentejo), por Vitorino Salomé


Aquela janela virada pr'ó mar, de Frederico de Brito, interpretado por Tristão da Silva


2021 01 24 Na Escola do 1º de Maio as filas eram pequenas, os eleitores usavam máscara e cumpriam a distância de segurança. Na mesa onde votei não havia fila, foi entrar, identificar-me, receber o boletim, sacar da caneta, fazer a cruzinha bem dentro do quadrado, entregar o boletim, receber o cartão de cidadão e ala a despachar  saindo por outro percurso, devidamente assinalado. Como fui de carro, pois já me custa fazer grandes distâncias a pé, verifiquei que os super e minimercados estavam abertos, sem filas à porta. 


O dia tem estado soalheiro, de temperatura amena, com céu azul e límpido.  Se estivesse a chover teria sido um impedimento para muitos/as eleitoras/as aguardarem à chuva. Na hora em que votei, embora houvesse muitas pessoas idosas, a maioria eram jovens.

Na zona onde moro revoadas de pombos enchem os ares, enquanto as gaivotas planam com elegância.
 em voos rápidos ou batendo asas ou descansam nos beirais dos prédios.
Prontus, este é o meu testemunho  🙂


2020 01 24 Na Coudelaria de Alter do Chão 1976 08 (pormenor)





2020 01 24 foto victor nogueira - em Fátima, nas Férias Grandes de 1963

VER

2019 01 24 foto victor nogueira - passeio em Setúbal, no cimo do morro (Belavista)


2018 01 24 foto victor nogueira - Arrábida -Serra de S. Luís no horizonte




2015 01 24 A violência doméstica é transversal a todas as classes e camadas sociais e graus de instrução. Nuns casos essa violência é física, da que deixa marcas, noutras é psíquica, insidiosa, mas não menos virulenta e destrutiva. E tanto a sofrem homens como mulheres, pais, filhos, avós e netos ... (m/f)

Mas a violência doméstica não é a única forma de violência nesta sociedade. Há outras não menos graves. Que é perpetuada no dia-a-dia, com a negação dos direitos e da liberdade.


Sérgio Godinho - Liberdade

 
2012 01 24 Van Gogh - Campo de trigo com corvos



2012 01 24 Álbum ARTE


2011 01 24 Eleições Presidenciais

Sem comentários: