Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Depois do aniversário, as saudações

 * Victor Nogueira


2022 01 07 - No Porto (Travessa da Carvalhosa, 44), em 1949, e no Mindelo (Praia da Gafa), nos anos '80 do passado milénio

Foram mais duma centena as pessoas que me felicitaram pelo meu aniversário, a maioria através do inFaceLocked, algumas pelo Messenger ou sms, outras telefonicamente. Através dum vídeo a Susana, o Cisco Kid e o Janicas cantaram-me os "Parabéns a Você", O mesmo fez o Rui, num telefonema.

Foram múliiplas as formas de expressão e, na impossibilidade de todas reproduzir, delas destaco um soneto e uma quadra, partilhados respectivamente pelo Matos Serra e pelo Elias Quadros.

Elias Quadros
Olá, Víctor: Parabéns!

«Haveis de subir na vida
Por umas escadinhas brancas
Qu ´inda tendes p´ra gozar
Felicidades tantas, tantas»

FELIZ ANIVERSÁRIO
Vida plena de venturas!
Feliz Ano Novo
~~~~~~~~~~~~~~~~
Matos Serra - JANEIRO

Jano era um deus com muito poder sobre o tempo e o espaço e, por isso, com as suas duas cabeças, olhava e vigiava em todas as direções do espaço e do tempo… presidia a todos os inícios e mudanças, tendo grande poder no destino dos seres humanos e da Humanidade em geral, em termos do espaço e do tempo, e tinha o poder de controlar o passado, presente e futuro…

Já no calendário de Numa Pompílio, o primeiro calendário romano de que temos memória, organizado sob supervisão desse rei etrusco… Jano tinha um papel importante em termos de controlo do espaço e do tempo…e Ele está aí para a festa dos vossos aniversários…

SONETO DE ANIVERSÁRIO:

Hoje, sob os auspícios do Deus Jano…
aquele deus, do tempo, tão antigo,
não quis deixar de estar, aqui, contigo…
ao somares, à idade, mais um ano!!!

Eu desejo que aquele deus romano,
que pôs o próprio tempo ao seu abrigo
te venha proteger… traga, consigo
seu poder protetor e soberano!!!

Podendo olhar em todos os sentidos,
que ELE seja teu guarda e protetor…
e proteja, também, teus entes queridos…

Que, Jano, em seu poder, te traga amor
e momentos alegres, divertidos
e, que ELE…hoje, se ponha ao teu dispor!!!!

Matos Serra 

Sem comentários: