Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 8 de janeiro de 2022

Fotos de capa em janeiro 08

 * Victor Nogueira


2022 01 08 Foto victor nogueira - Porto - Igreja dos Grilos e Sé Catedral


   
2021 01 08 foto victor nogueira - «Palestina Vencerá» - grafito da JCP em setúbal, na esquina da Rua de S. Cristóvão com a Rua José António Januário da Silva (foto em 2020.12)

VER  

Murais em Setúbal 17 - Grafitos 01 - As Palavras



2020 01 08 foto victor nogueira - Centro Comercial Allegro, em Setúbal (2018.10.26)


2019 01 08 MAS O PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO TEM O SENTIDO DAS CONVENIÊNCIAS? FOI DAR UMA MÃOZINHA AO BALSEMÃO SEU CORRELEGIONÁRIO DO PPD/PSD NA "GUERRA DAS AUDIÊNCIAS" ENTRE A SIC E A TVI?  MAS QUE TRISTEZA ESTA FALTA DE CONTENÇÃO E ESTA ÂNSIA PELOS HOLOFOTES A QUALQUER PREÇO? QUE FAZ CORRER MARCELO E QUAL A SUA VERDADEIRA AGENDA ?  

"Está? Daqui é Marcelo Rebelo de Sousa. Interrompi aqui uma reunião que tinha e espreitei para ver o seu primeiro programa e, como ao longo da vida, estive várias vezes consigo quando arrancou com novas fases da sua vida, queria desejar-lhe muitas felicidades e enviar-lhe um beijinho. " Marcelo Rebelo de Sousa 


2019 01 08 foto Victor Nogueira - 2018.12.10 - Setúbal e os Paços do Concelho na quadra natalícia de 2018

VER

Há um ano regressara eu do Norte, onde está parte da minha família, os Barroso, os Nogueira da Silva e os Castro Ferreira para além de muitas amizades algumas com décadas, .Na minha vida há outras famílias. algumas outras delas perdidas como os Martins e os Gomes Pereira.

Há um ano a minha tia Luísa era viva. Há um ano era viva a minha amiga e confidente de sempre, e que conheceu muitos dos meus amigos e amigas ou colegas de Luanda. de Económicas em Lisboa ou de Évora, que sempre mas recebeu em casa dela, e que se lembram dela como se lembram da minha mãe. que também conheceram. 

Há um ano as casas dos meus tios José João e Maria Luísa e da minha tia-avó Esperança eram mais do que a casa dos meus pais. 

Há um ano sem que o previsse que seria tão cedo faltavam 72 dias para que me tornasse o único sobrevivente. 

Há um ano e umas semanas iniciou-se - após meio século - o processo de Paço de Arcos deixar de ser a minha terra e porto de abrigo, depois de perder Luanda após a independência de Angola e o Porto.na sequência  da morte dos meus avós Luís e António.  

"Malhas que o Império tece / jaz morto e apodrece / o menino da sua mãe", na terra da gente dum país pequenino com muitas aldeias com teias, peias e tolhida generosidade e abertura. numa compartimentação não na Humanidade mas apenas e contabilísticamente num ultrapassado e sem retorno  estádio do clã e da tribo.


2018 01 08

2017 01 08 o inFaceLock permitiu que quase 200  pessoas me felicitassem pelo meu aniversário, permitiu-me hoje aceder às suas mensagens, mas não me permitiu agradecer individualmente. E bloqueou-me algumas funcionalidades -  por tempo indeterminado - pk fiz um a agradecimento colectivo, impedindo-me de agradecer a cerca de metade. É obra e não se pode discutir com uma "máquina". Tentarei noutra ocasião.


2017 01 08


2017 01 08 GRAVURA - Tito Salomoni - Buikding a Rainbow (Erguendo um Arco-Íris)


2017 01 08 Magritte A Condição Humana 

2017 01 08 Foram muitos/as que se lembraram de me visitar no dia do meu aniversário, de múltiplas e variadas formas, mais ou menos extensas. Quando hoje me preparava para manifestar o meu reconhecimento, o inFaceLock permite-me saber quem foi mas não me permite aceder individualmente a cada uma das mensagens. Assim, fica a expressão do meu reconhecimento colectivo:

"Obrigado, muito obrigado
obrigado por todos os presentes que hoje me ofereceste
obrigado por tudo quanto vi, escutei, recebi
(...)
obrigado pelo ramo de flores,
pela erva no telhado, pequenas florestas galgando montes
obrigado pelos dias luminosos
pela noite serena
pelo céu estrelado
pelo silêncio
obrigado pelo tempo que me deste ...
pela vida
por sentir tudo isto
obrigado por estares aqui
obrigado porque me escutas, me levas a sério. recebes em
tuas mãos o feixe dos meus dons para oferecê-los aos
outros
obrigado
muito obrigado."
Évora 1971.ABR.14) - (Setúbal 1989.MAR.01)
GRAVURA - Tito Salomoni - Buikding a Rainbow (Erguendo um Arco-Íris)


2017 01 08 auto-retrato paço de arcos 2017 01 08

em fundo - Porto (Sé Catedral, Paço Episcopal, Ponte D. Luís) e Vila Nova de Gaia (Mosteiro da Serra do Pilar)


2017 01 08 foto victor nogueira - Vila do Conde - Centro de Memória, Jardim e Aqueduto de Santa Clara VER (pen)últimas em Vila do Conde in (pen)últimas em Vila do Conde



Sem comentários: