Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Fotos de capa em janeiro 27

 * Victor Nogueira



2022 01 27 Foto victor nogueira - Porto - Sol e sombra num terraço, na Rua Fernandes Tomás


2021 01 27 foto victor nogueira- Vila do Conde - Capela do Socorro

VER

2020 01 27  QUE ESTES GÉLIDOS DIAS NÃO SEJAM CEM ANOS
NEM VENHA A CAMINHO UMA NOVA ERA GLACIAL!  BBRRRRRRRRRRR  !!!! CLAP CLAP !
AI, ESTE SOL DE INVERNO, BRILHANTE, LÍMPIDO, MAS QUE NÃO AQUECE E NOS ARREFECE, ENREGELANDO E TRESPASSANDO-NOS ATÉ AO TUTANO DO ESQUELETO!


2020 01 27 foto victor nogueira -  numa das "catedrais de consumo", em 1980 01 18


2018 01 27 Enquanto se "desvendam" assédios com efeitos retroactivos nesse puritano país das públicas virtudes e dos privados vícios, cada vez mais securitário, nenhum movimento "ostraciza" as empresas que despedem trabalhadores e nem querem saber de direitos sociais, como os do trabalho, da saúde, duma velhice condigna, ou aqueles empresários e os políticos das "armas de destruição maciça" ou a corda bamba por um fio do petrodólar. Ou pelo menos a comunicação social disso não (nos) dá conta.


2018 01 27 foto victor nogueira - Setúbal - sombras nas Manteigadas


2017 01 27 foto victor nogueira -  pôr do sol em Setúbal com o Forte de S. Filipe no horizonte

VER   Ao longe, o Forte de S. Filipe


2013 01 27 foto victor nogueira - Setúbal manhã de nevoeiro

De manhã, acompanhado por uma frialdade pastosa, esfarelante, um nevoeiro quase opaco tornava o horizonte fantasmagórico. Agora translucidou-se e abriu-se ligeiramente, permitindo visionar acinzentadas cores dos prédios e das árvores. Lá em baixo e ao fundo a avenida brilhante indica que chove ou está chovendo.

Não está pois uma tarde refulgentemente soalheira nem o frio é cristalinamente trespassante e cortante como faca de afiada lâmina.

Sem comentários: