Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 24 de janeiro de 2021

Alter do Chão

 * Victor Nogueira


Castelo de Alter do Chão

Coudelaria de Alter do Chão








Alter do Chão -Povoação fundada pelos romanos. Tem um castelo do século XIV, quadrangular, com torre de menagem, no meio do terreiro arborizado e calcetado, sem proeminência. Facto insólito para mim, para quem os castelos se situam ao menos no cimo dum cabeço. É conhecida a sua coudelaria. Interessante é o Chafariz das Praça da República, do século XVI, alpendrado, com três colunas de mármore e os brasões dos duques de Bragança e da Vila. (Notas de Viagens, 1997)

Alter do Chão - Logo à entrada a Praça de Touros. 1ª foto a Alter a uma rua. Há muitas casas brasonadas. Existe uma rua Cega.

Fotos a pelourinho e várias casas, janela manuelina (sec XVI), chafariz renascentista, chafariz das ...., Câmara feia, Rua das Parreiras. Igreja Matriz (séc. XX), chafariz das Bonecas. Foto à Igreja do Convento Santo António, que está a ser demolido. Foto de Crato ao longe. (Notas de Viagens, 2000.09.18)

fotos em 1976.08

Sem comentários: