Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Recantos de Setúbal 05 - Terreiro de Santa Maria e Poço do Concelho

* Victor Nogueira

Lugar de passagem pedonal ligando Palhais na 5 de Outubro ao Largo da Misericórdia e ao Terreiro de Santa Maria, o Largo do Poço do Concelho já foi tema duma publicação anterior: Setúbal: em torno do Largo do Poço do Concelho.

A Igreja de Santa Maria era um dos centros da povoação medieval e o seu actual terreiro tem duas zonas distintas: a poente, arborizado e com uma ou duas esplanadas, e a sul, com ar degradado, parque desordenado de estacionamento automóvel onde sobressaem o pórtico do Hospital medieval de João Palmeiro e uma casa brasonada no nº 12 da Travessa Jorge de Aquino. Mas tirando o Largo do Corpo Santo, a norte, e a Rua de  Santa Maria, a nascente, tudo o resto rem um ar de abandono e ruína.














Ao fundo o campanário da Confraria do Corpo Santo


fotos em 2017.07.30



Pórtico do Hospital João Palmeiro






Rua Jorge de Aquino, 12



fotos em 2017.06




(foto em http://roteiro.jmobp.com/View/RoteiroView1.php?opcao=3&accao=65&id=2327)





fotos em 2017.04 e 05


Anteriores "Recantos"

Sem comentários: