Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Os moinhos de maré em Setúbal

 * Victor Nogueira

Para lá dos inúmeros moinhos de vento, uns em ruína, outros demolidos e outros recuperados para habitação, como nas cercanias do Forte de S. Filipe, houve três moinhos de maré em Setúbal, nos esteiros ou sapais do Rio  Sado: o da Mourisca, do século XVII, (recuperado), o da Mitrena (em ruína) e o das Praias do Sado (praticamente desaparecido).

As imagens que se seguem resultam da última fornada de digitalização das minhas fotos, datadas de 1979 e da passagem dos anos '80 para os '90 do passado milénio.

Moinho de maré da Mourisca







Moinho de maré das Praias do Sado






Carlos Mouro


Nos anos '80 / ' 90 do passado milénio em consequência duma proposta minha no âmbito do Planeamento Urbanístico e em articulação com o Museu de Setúbal - Convento de Jesus e do seu Conservador, Dr. Fernando António Baptista Pereira, fiz o levantamento do património edificado com fichas e cartografia com vista à eventual classificação e protecção daquele que tivesse relevante interesse artístico, cultural, histórico ou arquitectónico. Foi um processo malogrado, de que restam as fotos por mim tiradas e as cartas topográficas que salvei do lixo. As fichas descritivas, essas terão desaparecido em refugo, tal como os boletins de inquérito às populações de bairros degradados com vista ao seu realojamento, nos quatro anos que estive a tempo inteiro na Direcção Nacional do STAL 


Moinho de maré da Mitrena














Estaleiros Navais da Setenave







Uma vez resolvi ir até ao moinho da Mitrena, na maré baixa, equipado com botas de borracha. A meio do curto espaço entre a estrada e o moinho, fiquei atascado e preso na lama. Tive de largar as botas no lodo e "pescá-las" à mão na ida, a partir do moinho, e na volta, a partir da estrada. Não ganhei para o susto ao ver-me atascado e preso na lama sem conseguir dar um passo, não fosse a minha "brilhante" solução. As fotos a  preto e branco são as dessa aventura.

VER

Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal

Moinhos de vento na freguesia de S. Sebastião, em Setúbal


Sem comentários: