Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

fotos de capa em 5 de outubro

 * Victor Nogueira



2020 10 05 foto victor nogueira Lisboa  Palácio das Laranjeiras Teatro Thalia 



2019 10 05 Foto Victor Nogueira - Mora - 1975

CAMARADA, NÃO TE DEIXES ILUDIR COM FALSOS SOCIALISMOS. SOCIALISMO HÁ SÓ UM, O SOCIALISMO PROLETÁRIO QUE LIBERTA O HOMEM DA EXPLORAÇÃO E DO CAPITALISMO E O CONDUZ AO COMUNISMO. NÃO TE ILUDAS NEM COM FALSOS SOCIALISMOS NEM COM FALSAS LIBERDADES (Mora - 1975)

VER


2017 10 05 Cavaco não comenta nem descomenta e para lá dos elogios a Passos - que está de saída - e, sem bolo-rei à mão, informa a plebe que não votou nas "autocráticas."


2014 10 05 - Corto Maltese, de Hugo Pratt  - exposição "Portos em Banda Desenhada" ("Comics a Puerto: un universo maritimo en viñetas" de 24 de setembro a 19 de outubro de 2014)



2013 10 05 foto victor nogueira - pôr do sol em Beringel 

4. A mim o que me interessa são os vivos e a solidariedade ou o gesto que se não recusa, a liberdade que conseguimos fazer nascer nesta teia de constrangimentos e de embaraços. (texto e foto - Victor Nogueira)



2013 10 05 Foto Victor Nogueira - Sintra (Palácio da Vila) in Photoandando por Sintra


2010 10 05 Viva a República - A Poesia está na Rua - Helena Vieira da Silva 



Viva a República - Faz hoje cem anos que foi implantada a República em Portugal. Na altura e na Europa, em 1910, havia apenas mais duas e a Portuguesa era a mais avançada. Vivam a República e a Democracia Económica, Social e Cultural. E vivam os Trabalhadores sem cujo Trabalho não havia riqueza para uma minoria predadora e desnaturada. Abaixo a Monarquia e o "sangue azul" que é tão vermelho como o da plebe ! (Victor Nogueira)

Sem comentários: