Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 13 de outubro de 2020

fotos de capa em 12 de outubro

 * Victor Nogueira


2020 10 12  FFoto victor nogueira - Em Setúbal, um estaleiro naval "doméstico", a long time ago, na via pública.

Pela cidade encontram-se barcos varados em terra, talvez porque os sus proprietários não tenham posses para os manter no Clube Naval ou na Doca de Recreio.

Mas embarcações construídas a via pública num bairro residencial é obra digna do registo. Bem sei que o meu pai na Praia do Bispo, em Luanda, sucessivamente, construiu três "gasolinas", mas fê-lo no quintal, a partir de planos da "Popular Mechanics ", mas essas embarcações, de motor fora de borda, eram de mais modesta dimensão.

VER  embarcações em terra

2019 10 12  Foto victor nogueira - Vai para meio século, no tempo em que o meu avô António construiu esta casa no Mindelo, a dois passos da estação ferroviária da linha suburbana, tudo aqui  era campo e silêncio. A rua, de terra batida, então sem nome, nem meia dúzia de moradias tinha, modestas, todas de emigrantes menos esta. 

O comboio suburbano foi substituido pelo metro de superfície ligado a ma rede alargada. A rua, essa já tem nome e está ladeada de vivendas muito menos modestas A água já não é retirada do poço pois os lençóis freáticos estão inquinados pelas fossas sépticas e produtos químicos agrícolas. Hoje em dia  a água é canalizada e fornecida pela autarquia, que apenas há quatro anos terminou a rede de esgotos e saneamento básico na freguesia.

O silêncio é agora quebrado pelo suave rolar no empedrado da rua pelo esparso trânsito automóvel e pelo troar mais ou menos ruidoso e regular do movimento dos aviões em torno do aeroporto das Pedras Rubras, mais a sul.

Este é o registo duma das aeronaves que desse aeródromo levantou voo um dia destes.

VER de dia e de noite ouvem-se os aviões

2018 10 12 Foto victor nogueira - Lisboa - Arquivo Nacional da Torre do Tombo - na altura em que andei a consultar os arquivos da PIDE/DGS, para as minhas memórias de évoraburgomedieval


2013 10 12 tudo ok. agora é a preocupação de fazer tudo certinho. E a seca de olhar para as paredes, não sair e só ter os meus botões como interlocutor e companha :-P


2010 10 12 As auto-estradas da "teia", também conhecida como WEB, são como um vaivém espacial, com mais idas que regressos, com breves paragens na Lua em Marte ou em Vénus, do que estadias prolongadas, com um renovar consta de pessoas como as que circulam anonimamente nas grandes superícies comerciais, com as suas lojas "âncora" ...em torno das quais se fixam as outras, muito mais pequenas e menos gravitacionais. "Suprimir a distância é aumentar a duração do tempo. A partir de agora, não viveremos mais; viveremos apenas mais depressa" (A.Dumas) Mas paradoxalmente, raramente o longe se transforma em perto e com frequência o perto está noutra galáxia !

Sem comentários: