Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 18 de outubro de 2020

fotos de capa em 18 de outubro

 * Victor Nogueira

2020 10 18 foto victor nogueira - navio de cruzeiro a sair da barra do Rio Tejo, com o Farol do Forte do Bugio no horizonte, vistos de Paço de Arcos



3020 10 18 foto victor nogueira - em vila do conde, no para-arranca para atravessar a ponte sobre o rio ave, mural na cas-museu josé régio. (2019.10.12) O mural comemora o 50º aniversário da morte de josé régio, sendo autor Daniel Eime.

ver «Vila do Conde faz evocação dos 50 anos da morte de José Régio com mural na casa do escritor» in http://jornal-renovacao.pt/2019/09/vila-do-conde-evocacao-dos-50-anos-da-morte-jose-regio-mural-na-casa-do-poeta/
 


2016 10 18 - Não está poeticamente outonal nem soalheira e dourada a manhã, mas invernalmente cinzentonha e chuviscosa. Para lá da vidraça mas para cá do horizonte voam pássaros em cerradas e velozes formações, a  rasar o solo. Tudo é silêncio, salvo o zumbido nos meus ouvidos, quebrado pelo hoje raro sobrevoo desta ou daquela aeronave, e o baque rápido e compassado  do meu dedilhar nas teclas - com intervalos de silêncio para refazer adequadamente esta ou aquela expressão ou palavra..

Os regos do cegado milheiral convergem para o edifício branco lá longe, tal como as hastes remanescentes do milho se alinham em rectilíneas fileiras, junto ao solo.  Olho novamente pela janela e a mata verde escura parece-me mais próxima e não tão longínqua. Mas nem este é o Castelo de Dunsinane, nem aqui mora Macbeth. Logo, aquela não é a Floresta de Birnam. 

Levanto-me, aproximo-me da vidraça e de facto, envoltas pelo nevoeiro, as árvores e as casas que bordejam o campo parece terem aumentado de tamanho e parece estarem muito mais próximas, como se estivessem agora ao alcance dum braço estendido. Vou buscar a Canon e pelo visor tudo  me parece como habitual, às distâncias habituais. O terreno do quintal está despido e castanho - dentro em breve germinarão  as nabiças - as folhas dos feijoeiros vão-se desverdando em tons de amarelo  - é tempo de colher as últimas vagens - e algumas dálias laranja e rosas avermelhadas como vinho tinto timidamente tentam dar alguma cor ao tristonho meio-ambiente que me cerca. 

No vídeo - já a seguir - ouve-se a chuva e a passagem dum avião proveniente de Pedras Rubras, mais a sul.



2015 10 18 foto victor nogueira- Setúbal - chez moi


 2014 10 18 foto victor nogueira - dia de inverno e tempestade VER em Lilliput

Sem comentários: