Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 18 de novembro de 2017

Moinhos de vento na freguesia de S. Sebastião, em Setúbal

* Victor Nogueira

Há muitos anos atrás coordenei uma equipa que para o Planeamento Urbanístico fez na área do Município de Setúbal o levantamento de edifícios com valor histórico, cultural ou arquitectónico com vista a eventual protecção. Na área da Freguesia de S. Sebastião dei conta apenas de cinco moinhos, um dos quais demolido do dia para a noite, para dar lugar a nova urbanização, junto ao Hospital de S. Bernardo, na esquina da Rua da Tebaida com a Av. Bento Gonçalves, e outro, mais recentemente, nas cercanias da Rua do Moinho do Frade. Dos três restantes um, na Rua Vale de Grou, serve de habitação, outro, na Rua Gregório de Freiras, está destelhado e abandonado, e o terceiro, na Rua Abel Salazar./ Rua Pulido Valente. devoluto presentemente está coberto de um artístico conjunto de graffitti.. Todos eles se situam em zonas que ainda são ou foram áreas degradadas, de insalubres habitações e bairros de lata do operariado setubalense.

Há em Setúbal três Ruas do Moinho. duas delas na cidade (uma delas a do Moinho do Frade) e a terceira na Aldeia da Piedade (Azeitão), sem esquecer a Rua do Moinho de Maré, na Mourisca (Santo Ovídio - Faralhão)










Google Earth











Google Earth





Google Earth










foto JL Cabaço in http://mapio.net/pic/p-79407730/




 Google Earth






Google Earth



Google Maps

Na Belavista terá existido um moinho, a crer na Rua do .... Moinho

fotos em 2017.11.17 /  18

Sem comentários: