Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

setúbal e a casa com quintalão

 * Victor Nogueira


foto victor nogueira - Setúbal - casa com quintalão

Também não sei porque gosto desta casa, ali na esquina da Rua Dr. Vicente José Carvalho com a Praça do Quebedo, talvez por causa do quintalão e do ar rural.

A poente do Jardim fica o apeadeiro ferroviário do Quebedo e a nascente o Mosteiro dos Grilos. Ao cimo da rua o mira-sado no Largo Defensores da República  e o Museu do Trabalho Michel Giacometti. 

No convento está presentemente instalada a Polícia Judiciária e, há muito tempo, esteve instalado o Liceu de Setúbal.

No edifício rosa há uma oficina de electricista auto, de que era cliente cujo proprietário creio ter retornado, creio que  de Moçambique, e tinha um jeep Willys

Numa ruela nas traseiras destas casas havia e não sei se ainda há uma padaria onde de madrugada, acabadas as reuniões político-partidárias, íamos comprar pão quentinho e acabado de sair do forno, que  era uma delícia, a rua perfumada por aquele cheiro característico.

Este Bairro de S. Domingos, onde nasceu o poeta Bocage,  ficava fora da muralha medieval, mas acabou por ficar dentro das muralhas setecentistas.

 VER  

Setúbal e a Igreja da Boa Hora do Convento dos Frades Grilos


Sem comentários: