Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 27 de outubro de 2020

fotos de capa em 27 de outubro

* Victor Nogueira


2020 10 27 foto victor nogueira - Elvas - estação ferroviária da CP



foto victor nogueira - fantasmagoria fortuita no Mindelo


2018 10 27 fotos victor nogueira - Setúbal -  poente e nocturnos


auto-retrato no mindelo, em 2016.10.27, com mudança de fundo.  

O louceiro arte nova era dos meus avós maternos e o palhaço do espólio do meu pai, que em miúdo gostaria de ter sido palhaço. O boneco de barro ao lado do gato (do espólio da minha mãe que gostava desses felinos) é uma das minhas ofertas humorísticas ao meu pai, que tendo grande sentido de humor, achava piada às minhas ofertas, que na casa dele punha em destaque. Esta é dum homem barrigudo com o seu bigodinho e óculos, cabeça protegida do sol na praia, de calções de banho, numa das mãos o gravador para ouvir ópera ou paso-dobles, na outra a garrafita de tintol-

Aqui a mobília é uma miscelânea de arte nova, dos meus avós maternos (António e Francisca), outra art déco, da minha tia-avó paterna Esperança, com móveis mais modernos, escolhidos pela minha filha Susana.



2016 10 27 foto victor nogueira - Mindelo  Ontem o dia esteve soalheiro e as nuvens ...



2015 10 27 foto victor nogueira - recanto em Santiago do Cacém

VER

2014 10 27 foto victor nogueira - em Paço de Arcos, na noite de hoje

Sem comentários: