Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Setúbal e os moinhos em S. Filipe, na Serra da Arrábida

 * Victor Nogueira 

Na extrema ocidental da urbe e na crista dos cumes havia inúmeros moinhos de vento que produziam a farinha que alimentava as populações em redor. 

Novas fontes de energia, embora poluentes mas com maior produtividade, levaram ao seu abandono e ruína, embora alguns fossem adaptados para habitação, especialmente de pessoas de fracos recursos, ou demolidos, se eram um entrave para a expansão urbana. 

O rolar dos tempos, contudo, levou à recuperação de alguns, deles, para habitação de gente abonada ou para hotelaria. Com uma vista privilegiada sobre a cidade e o Estuário do Sado, os que existiam degradados ou em ruína nas cercanias do Forte de S. Filipe foram recuperados, alguns deles com piscinas.

As fotos que se seguem  datam dos anos '80 do passado milénio, quando estavam ao abandono e em crescente degradação. Elas permitem ver as técnicas construtivas, os engenhos e pequenos pedaços da história nas inscrições toscamente gravadas no lajedo.





























~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~











Rolos 111, 112, 116, 117, 118, 119 e 128


VER outros moinhos em

Moinhos de vento na freguesia de S. Sebastião, em Setúbal

Murais em Setúbal 10 - Rua Abel Salazar

Laundos - Monte de S. Felix


Sem comentários: