Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 20 de outubro de 2020

a Rua e a Travessa da Fantazia

 * Victor Nogueira


Rua da Fantazia

Fotos victor nogueira - Talvez haja quem diga: "Olha, Alfama, em Lisboa!". Mas não, é em Setúbal a Rua da Fantazia, que liga o antigo bairro piscatório das Fontainhas ao antigo Largo de S. Sebastião, agora rés vés com a linha férrea.

Pois é, em Santa Maria e Palhais, em S. Domingos, nas Fontaínhas ou no Troino, cuja malha urbana medieval se manteve apesar do terramoto de 1755 muito ter reduzido a escombros, nestes bairros encontramos ruas em escadaria, ladeiras íngremes ou ruelas tão estreitas que não é preciso abrirmos os braços para tocar com os dedos nas paredes paralelas.



Travessa da Fantazia

Fotos em 2017

VER 

«As Fontaínhas, em Setúbal 01» «As Fontaínhas, em Setúbal 02» «Miradouros 04 - Entre S. Domingos e as Fontainhas»  


Sem comentários: