Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 31 de maio de 2020

Coretos 28 - Sítio da Nazaré.


fotos victor nogueira - Coreto no Sítio da Nazaré.


A Vila da Nazaré estende-se  por três zonas distintas: Pederneira, Sítio e Praia. Cada um dos dois primeiros situa-se no seu promontório, que balizam a enseada e praia dos pescadores. A Pederneira, com o seu foral, Pelourinho, Casa da Câmara e Igreja da Misericórdia, integrado nos Coutos do Mosteiro de Alcobaça,  já foi sede de concelho e porto fluvial, que  o tempo assoreou. No Sítio se encontram o Santuário, o antigo Paço Real, o Hospital, o Teatro Chaby Pinheiro e o coreto. Cá em baixo, a Praia. (2020.06.01)

 - Esta povoação desenvolveu-se em torno da capela comemorativa do milagre que foi a salvação do alcaide-mor de Porto de Mós, por intercessão da Senhora da Nazaré impedido de precipitar se pela falésia abaixo quando perseguia um gamo em desenfreada caçada, gamo que não era senão a encarnação do Demónio. Senhora da Nazaré que está na origem do Santuário do mesmo nome, erguido no local por nele ter sido redescoberta por pastores uma imagem da Virgem proveniente da Nazaré, na Judeia. O santuário ergue-se num largo rodeado de edifícios, o Terreiro da Romaria, com um airoso coreto, sendo constituído por uma igreja com dois corpos laterais, fazendo lembrar, mais modestamente, o Convento de Mafra. Merecem realce a talha e a estatuária existentes no seu interior. Adjacentes um Hospital, o edifício do antigo Paço Real e o teatro Chaby Pinheiro (1907). O antigo Paço, muito alterado, conserva ainda a galilé alpendrada assente em colunatas clássicas. (…) Tal como sucedia na Pederneira, daqui se avista a Nazaré, espectáculo deslumbrante à noite, o amarelado das paredes do casario contrastando com o escuro dos telhados. (…)  (1997.10.31 e 1997.11. 01)



Sem comentários: