Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 29 de maio de 2020

coretos 23 - Alfeizarão (Alcobaça)



foto victor nogueira - Alfeizarão (Alcobaça) .-  coreto , junto à Ermida de Santo Amaro  - rolo 207   (1997.10.26)


Esta é uma povoação célebre pelo seu delicioso pão de ló, cuja receita vem passando numa família de geração em geração, em segredo guardado. 

Terá sido uma povoação importante, como atestam alguns edifícios na rua principal. Num dos extremos do povoado há uma igreja do século XVII, cujo patrono é S. João Baptista, com cemitério adjacente e um pelourinho que figura no seu brasão de armas, semelhante ao de Turquel. 

Mais para diante, um feio coreto com telhado, em cimento, ao lado duma incaracterística capela com alpendre coberto, a Ermida de Santo Amaro.  Não se diria que já foi um porto de mar importante, mas o recuo do mar devido ao assoreamento colocou-a em seco. 

Do castelo não restam senão algumas pedras e a lenda da filha do alcaide árabe que se apaixonou por um cavaleiro cristão, cujo objectivo era unicamente facilitar a entrada dos seus companheiros de armas no castelo. Para evitar a desonra o alcaide lançou-se do cimo das muralhas abraçado à sua filha, Zaira de nome. (Notas de Viagem, 1997.10.26)

Sem comentários: