Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 26 de maio de 2020

coretos 20 - Setúbal - Avenida Luísa Todi

Victor Nogueira

«Os coreto surgiram ligados ao florescimento das bandas filarmónicas locais, integrando o movimento nacional de descentralização cultural da música instrumental do século XIX.» 

Nos séculos XIX e XX a Avenida Luísa Todi, antiga Rua da Praia, era um dos passeios públicos de Setúbal. O coreto nele existente, propriedade da Sociedade Musical Capricho Setubalense, é um exemplar de «arquitectura cultural e recreativa, arte popular, modernista, ligada à arquitectura do ferro e do betão. Coreto onde ressalta a estrutura metálica, com tribuna de cimento armado, de pavilhão com docel acústico, testemunho do novo uso do ferro na arquitectura, fazendo a simbiose da plástica do ferro como ornamento com a técnica do ferro e do betão.

1899, 29 de Junho - Inauguração do coreto no local então conhecido por Rua da Praia, mandado construir pela Câmara Municipal; houve a intervenção da Banda do Regimento de Caçadores n.º 1, com regência do maestro Joaquim José de Santana e das músicas "Hino da Carta Constitucional", "Hino do Município" e polca "Mathilde" estes da autoria do próprio maestro, "Visions d'amour" (Deblbruck), "Grande Fantasia" da Opera "Palhaços" (R. Leoncavallo), "Les Bergeres Frumeaux" (E. Deransant), "Sur les eaux du Tejo - Pot-pourri" (Moraes), Madriparivienne - Pastiche (Henrich Tellman). Este coreto substituiu um outro que se erguia no Jardim do Bonfim desde 1880, o então chamado "coreto velho", que entretanto foi deitado abaixo, o que ocorreu durante o mandato camarário de António José Baptista (CLARO, 1988).»  in "Coreto da Avenida Luísa Todi - Monumentos"   http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=10472















Fotos em 2020.05.19













Foto em Setúbal 2018 02 19






















***

Coreto Esplanada
Foto em 2018.02.19













VER 

Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense (2013)


Sem comentários: