Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Setúbal, em dias de fantasmagoria 03

* Victor Nogueira


Daqui a pouco vou ao desbaste da ondulada e vasta cabeleira que já me chega à ponta do nariz, estilo Beethoven. Mais um pouco e faria tranças a Obelix ou rabo de cavalo, estilo Assurancetourix.


Parece que chegou o verão.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Entre o Troino, a beira-rio  e a Luísa Todi - Há mais pessoas pelas ruas, ela por ela entre as que usam máscara ou não; há pessoas convivendo em esplanadas ou sentadas nos bancos do jardim   ou caminhando sós ou lado a lado. O trânsito automóvel é escasso, os lugares vagos para estacionar não faltam. A tarde está quente, estival, de céu azul. Na Praia da Saúde, à beira-rio, as pessoas - não muitas - apanham sol, mas ainda não  é possível ir de carro até à Praia Urbana de Albaquel para fotografar um mural novo que me dizem ter sido lá pintado. Estou "enferrujado" e não me apetece ir a pé no resto do percurso e regressar. O Carlos desbastou-me a trunfa, que já me incomodava. Sinto-me mais leve.

No Centro Histórico, no Troino, em Santa Maria ... a crise económica vai crescentemente marcando a sua virulência, com a degradação acentuada dos edifícios, a grafitagem muitas vezes agressiva, o pequeno comércio e serviços falidos de há muito ou de portas enceradas, que possivelmente não reabrirão.












































****






Fotos em 2020.05.06 / 12 / 19










Obelix e Assurancetourix, criação de Goscinny e Uderzo



Beethoven, retrato feito por Joseph Karl Stieler, em 1820 




Sem comentários: