Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Setúbal, em dias de fantasmagoria 03

* Victor Nogueira


Daqui a pouco vou ao desbaste da ondulada e vasta cabeleira que já me chega à ponta do nariz, estilo Beethoven. Mais um pouco e faria tranças a Obelix ou rabo de cavalo, estilo Assurancetourix.


Parece que chegou o verão.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Entre o Troino, a beira-rio  e a Luísa Todi - Há mais pessoas pelas ruas, ela por ela entre as que usam máscara ou não; há pessoas convivendo em esplanadas ou sentadas nos bancos do jardim   ou caminhando sós ou lado a lado. O trânsito automóvel é escasso, os lugares vagos para estacionar não faltam. A tarde está quente, estival, de céu azul. Na Praia da Saúde, à beira-rio, as pessoas - não muitas - apanham sol, mas ainda não  é possível ir de carro até à Praia Urbana de Albaquel para fotografar um mural novo que me dizem ter sido lá pintado. Estou "enferrujado" e não me apetece ir a pé no resto do percurso e regressar. O Carlos desbastou-me a trunfa, que já me incomodava. Sinto-me mais leve.

No Centro Histórico, no Troino, em Santa Maria ... a crise económica vai crescentemente marcando a sua virulência, com a degradação acentuada dos edifícios, a grafitagem muitas vezes agressiva, o pequeno comércio e serviços falidos de há muito ou de portas enceradas, que possivelmente não reabrirão.












































****






Fotos em 2020.05.06 / 12 / 19










Obelix e Assurancetourix, criação de Goscinny e Uderzo



Beethoven, retrato feito por Joseph Karl Stieler, em 1820 




Sem comentários: