Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 31 de maio de 2020

Óbidos - (Bº Senhora da Luz) - Coreto

* Victor Nogueira


Óbidos - (Bº Senhora da Luz) - Coreto  - rolo 205 (1997)


A ocidente da Lagoa, de Óbidos numa das estradas de ligação entre Óbidos e Caldas da Rainha, a aldeia do Bairro, com um existência documentada desde a época medieval, parece ter assistido a um crescimento demográfico reduzido mas contínuo, a partir de meados do século XVII, evoluindo de dezanove famílias, em 1657, para quarenta, cerca de cem anos depois ( 1764). Possui um coreto, no Largo homónimo (antigo Rossio), junto à Capela da Senhora da Luz. No final de Dezembro realizam-se as festas em Honra de Nossa Senhora da Luz.

Sem comentários: