Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Estatuária em Setúbal 11 - Belavista - “O Museu está na Rua”

* Victor Nogueira

As esculturas abaixo referidas constituem  o Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista denominado “O Museu está na Rua”, de concretização em três fases com inaugurações em 2014 e 2015. sendo a maioria das peças instaladas da autoria de João Limpinho, falecido em 24 de Junho de 2015, tendo sido executadas a partir das ofertas de equipamentos industriais desactivados. A terceira fase do projecto é à criação de um Centro de Interpretação do Núcleo Museológico. Estas obras de arte que integram a Bela Vista pretendem reflectir a multiculturalidade e a memória operária, com nomes como “Asas”, “Radar”, “Tampas de Caixas de Visita”, “5 Continentes”, “Despertar” e “Plano-Sequência” “Labirinto”, “Cadmo”, “Estendal”, “Válvulas”, “Metamorfose”, “Casal Cigano”, “África”, “Abraço”, “Sol e Lua”.

Os conjuntos escultóricos já foram objecto de publicação parcial em* Estatuária em Setúbal 03, * De novo na Bela Vista, em Setúbal, * Deambulando em Setúbal pelo Bairro da Bela Vista
  
Munido dum folheto do Município com o percurso pedonal e com a identificação das peças retornei à Belavista para a "integral" do referido Museu. Afinal por algumas das peças já tinha passado sem que me apercebesse, como é o caso de "Estendal", "Tampas", "Radar" e "Metamorfose". As fotos são de 2018.01.22, salvo as assinaladas com #. A foto acima, de João Limpinho, é presumivelmente de Pedro Soares. No final desta publicação encontra-se o roteiro com indicação da localização das peças escultóricas.


#


08. - Abraço


# 02. -  Cadmo




09. - Sol e Lua




07. - África




06. - Casal Cigano


05. - Radar



04. - Asas



03. - Estendal




11. - Válvulas




00. - (não figura no roteiro)



10. - Tampas


12. - Cinco Continentes


13. - Metamorfose
















14. - Plano-Sequência


15. - Despertar


# 01. - Labirinto


00. - (não figura no roteiro)


 # 16. - sem título 
Agrupamento de Escolas de Santiago (foto em 2018.01.27




Fonte: Roteiro e site da CMS

Sem comentários: