Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O Convento de S. João Baptista, em Setúbal

* Victor Nogueira

Situado outrora nos arrabaldes rurais a Norte da muralha medieval, este edifício agora fronteiro à malha ortogonal do Bairro Salgado, já foi objecto de publicação em O gótico ou "manuelino" em Setúbal 01 - igrejas e conventos. Há muito que tencionava visitar de novo Igreja, passados muitos anos, mas a porta encontrava-se sempre  fechada até que na tarde dum destes sábados a vislumbrei semi-aberta. Entrei, no altar mor alguns fiéis cantavam acompanhados à viola. Um deles dirige-se-me,  afirma que posso visitar mas não tirar fotografias, pois os proprietários não o autorizam. Esclarece-me que aqueles fiéis acompanhados à viola por um juíz fazem parte dos grupos diocesanos de oração que todos os sábados à tarde e durante uma hora entoam cânticos e preces pedindo a solução de problemas da vida ou cura de doenças. Em surdina serve-me de cicerone, diz-me que o painel de azulejos na parede norte do templo é o maior de Setúbal e que o claustro já serviu para touradas, antes da inauguração da Praça José Relvas, no Bairro Baptista (O Bairro [operário] Baptista, em Setúbal  

Esclarece que os proprietários em herança são muitos, que vivem no edifício mas não se entendem quanto à manutenção da Igreja, nem pemitindo obras gratuitas de conservação pelos Grupos de Oração. Aliás já há umas décadas, quando coordenei uma equipa da CMS que fez o levantamento de edifícios  com valor histórico, arquitectónico ou cultural não nos permiriram o acesso à Igreja e ao claustro.
.
-Num outro dia resolvo fotografar o edifício - não vira ainda a fachada virada a Norte - que circunda o claustro, onde funciona um Jardim Infantil, O Girassol, tal como na fachada a nascente se encontram um café (Pizzeria Mozzarella), uma oficina e uma placa indicativa de que ali funcionou uma residencial (Convento de S. João, Restaurante-Residencial). Ainda me lembro dela quando nos idos de '80 vim morar para Setúbal.

O convento, profundamente remodelado no século XX, foi fundado no 1º quartel do século XVI, sendo um estabelecimento feminino da Ordem de S. Domingos, cujas primeiras monjas foram oriundas do Convento de Jesus de Aveiro, em 1529.

As fotos da Igreja são provenientes de  Convento de São João Baptista by Joao Fernandes









Fachada Sul





Fachada Norte














Fachada Sul



Fachada a  Poente



O pórtico da Igreja


fotos em 2017.06.02, 2018.02.14
e anterior  (posterior a 2012)


A Igreja











Ver também

 Mosteiro de São Baptista de Setúbal - Arquivo Nacional da Torre do Tombo







Google Earth


Sem comentários: