Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Setúbal, Carnaval 1986

* Victor Nogueira



foto victor nogueira - Setúbal, Carnaval 1986 (?)

Naquele tempo, no local onde se construiu o Parque Verde da Lanchoa, no Pote de Água, era campo, onde pastavam rebanhos de ovelhas e de cabras, Aqui havia uma nora, que a Junta de Freguesia, terraplanado o terreno, arrasou, para dar lugar ao espaço verde., no qual se não conservaram as espécies arbóreas nele existentes: sobreiros, oliveiras e pinheiros mansos.

O pessoal operário era dirigido por um encarregado geral, analfabeto, apenas com conhecimentos práticos. Um dia chamei-lhe a atenção de que a obra estava a ser mal executada, e que deveria terminar um pouco mais atrás.

Munido da planta, disse-me "ó doutor, a obra está bem, pois termina neste prédio". Retorqui-lhe: "O senhor está a ler mal a planta. A obra termina aqui, nestes prédios que ainda não foram construídos, e não neste, que já está edificado". De modo que lá tive de chamar a atenção do meu colega engenheiro que fiscalizava a obra, para resolver a questão.

Mas a outro engenheiro, que dirigia a construção dum muro de suporte de terras, o referido encarregado geral advertiu: "ó senhor engenheiro, o muro vai ruir." "Não vai", garantiu o outro e, mal virou costas, pimba, o muro veio mesmo abaixo.Enfim ....

Sem comentários: