Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

No porto de Luanda, em 1959

* Victor Nogueira



Foto  MENS  - No porto de Luanda, em 1959 07 15, quando o Zé e a nossa mãe vieram a Portugal,  na licença graciosa desta, estava o "mais velho" a passar as Férias Grandes em Pointe Noire.  Viajaram no paquete "Uíge".

Desde que durante 4 anos não gozassem férias na Colónia, no caso Angola, os funcionários públicos tinham direito a uma licença graciosa de 6 meses, na "Metrópole", com viagem de ida e volta por conta do Estado. licença que poderia ser prorrogada por mais 6 meses mediante parecer favorável da Junta Médica no Hospital do Ultramar. em Lisboa,  (actual Hospital Egas Moniz).

Assim, durante cerca de 1 ano, eu o o meu pai ficámos em Luanda por nossa conta, havendo uma carta minha à minha mãe em que reclamava o seu regresso, alegando que de cozinha o meu pai só sabia abrir latas de conservas, sentindo eu a falta dos seus cozinhados. 

Claro que o empregado sabia cozinhar o trivial (a minha mãe tinha o cuidado de ensiná-los quando entravam a serviço) e normalmente tomávamos as refeições no Hotel Paris, que também fornecia refeições para fora, que o empregado ia buscar num "terno".

No espólio da minha mãe há um interessante caderno manuscrito  que a minha mãe deixara para o meu pai, com as recomendações para governo da casa e uma série de receitas simples  de culinária, caderno muito interessante do ponto de vista sociológico.

Sem comentários: