Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 15 de fevereiro de 2020

o jeep do engenhocas e o Morris Minor, mas não só

* Victor Nogueira

A partir do chassis dum veículo automóvel, o meu pai construiu um jeep, que conjuntamente com a carrinha Morris Minor foi o 1º  carro dos Nogueira  da Silva.  Se a memória me não falha, o jeep era verde e a carrinha de côr creme. As carrinhas costumavam ter uma grade justaposta à traseira da cabine e a miudagem adorava ir em pé, agarrada à grade, com a brisa a bater na cara. Naquele tempo não havia as "limitações" actuais para circular. De bónus, o meu 1º carro, a pedais, se não contarmos com o triciclo que a minha mãe me ofereceu no Natal que no Porto passámos em 1949.

Na cerca da Direcção Provincial de Obras Públicas

Na Rua Frederico Welwitsch, em 1951, no Bairro do Maculusso
Na Rua Bernardim Ribeiro, no Bairro de S. Paulo, (1956.01)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



Os Nogueira da Silva e o César, que havia sido colega de curso dum dos meus pais

1954 06.23 - nos arredores de Luanda


Na Praia do Bispo, cerca de 1958

A matrícula da Morris foi sucessivamente L - 17 179 e APN 02 - 98


o grande automobilista na rua frederico welwitsch (1951)





Na Rua Frederico Welwitsch (1951)


Com António Barroso, em 1949.12.25

Com Maria Emília, em 1949.12.25

1950.05.07

No Porto, Travessa da Carvalhosa, 44


Em Luanda, na Rua Frederico Welwitsch (1951)

Sem comentários: