Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

1959 - Férias em Portugal

* Victor Nogueira

Em 1959 a Maria Emília veio de licença graciosa a Portugal acompanhada pelo caçula da família, viajando no paquete Uíge. Esta é a galeria fotográfica dessa viagem.

O embarque em Luanda










Em Portugal


Lisboa - Rossio

Almoço na Mealhada - 1959 09 08 



Fátima (pensão) - 1959 09 11/12


Na casa de GoIos (Barcelos), com a empregada do avô Barroso




Na Penha de Guimarães



Na Póvoa de Varzim


Em Remelhe (Barcelos), junto ào monumento a António de Sousa Barroso, que foi missionário em Angola e Bispo do Porto. Era primo do meu avô António dos Santos Barroso, cujo irmão, o Padre José Barroso, foi secretário do Bispo. Foi o bispo que casou os meus avós.










No Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo






No Porto, com a Teresa ao colo

Sem comentários: