Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Entre os "primitivos" e a Casa da Cultura

* Victor Nogueira


Galeria Municipal (antigo Banco de Portugal)




Esta  Galeria Municipal sob o tema “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”, é representativa da diversidade do acervo do Museu de Setúbal, incluindo peças arqueológicas e obras de arte sacra e arte contemporânea, com destaque para o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, obra-prima da pintura quinhentista, e uma das mostras permanentes.









João Vaz - Depois da Missa (Igreja do Convento de Jesus)



João Vaz - Ribeira do Livramento



Luciano Santos - Praça do Bocage



Le Maitre de Carvalho - Paisagem setubalense



Lima de Freitas - Tempestade


Celestino Alves - Casario


Políptico da Igreja do Convento de Jesus -  Retábulo da Capela-Mor da Igreja de Jesus, um dos conjuntos mais notáveis, em Portugal, da arte renascentista. Produzidos em Lisboa, no primeiro quarto do século XVI, os painéis do Retábulo, resultantes de um trabalho de parecia entre Jorge Afonso e os “Mestres de Ferreirim” – Gregório Lopes, Cristóvão de Figueiredo e Garcia Fernandes – dividem-se em três séries, intituladas “As Alegrias da Virgem”, “A Paixão de Cristo” e “A Série Franciscana”.


“Ecce Homo” - Segundo José de Figueiredo, estamos perante a cópia de uma pintura de meados do século XV, 



Pedro Carlos dos Reis - O combate das amazonas (relevo em pedra mármore baseado numa pintura de Rubens)


Mateo Hernandez - Busto de Olga Morais Sarmento  (mármore)


A. Recheberg . Infanta Eulália de Espanha (mármore)


Charles Correia - Galo (bronze)


Casa da Avenida



A Casa da Avenida fica situada num edifício do século XIX em plena Avenida Luísa Todi, 286. Utilizada como residência familiar durante longos anos foi entretanto transformada em espaço cultural aberto à cidade. Um espaço quase labiríntico, 


Paços do Concelho  de Setúbal




* foto em 2017.11.12


Foto Américo Ribeiro (1910)

Projecto do arquitecto Raúl Lino (1938) baseado no anterior edifício, incendiado na noite de 4 para 5 de Outubro de 1910 (implantação da República), por sua vez inspirado na vizinha e quinhentista antiga Casa do Corpo da Guarda. A maioria dos edifícios das Câmara municipais medievais ou quinhentistas tinham um alpendre, local abrigado de reunião e comércio. Aqui funciona o Posto de Turismo, actualmente designado por "Loja das Coisas de Setúbal". 

O edifício merece uma visita, sendo de assinala a Sala das Sessões e o Salão Nobre, neste figurando o Tríptico dos Setubalenses Ilustres, obra  do pintor setubalense, Luciano dos Santos, encomendado pela Autarquia e que n se encontra nos Paços do Concelho desde 9 de Janeiro de 1957. Nele estão retratados os notáveis de sete séculos de história setubalense, remontando à Idade Média, com os cavaleiros espatários, até vultos artísticos de outras eras, como João Vaz, Luísa Todi, Bocage, Morgado de Setúbal, Silvestre Serrão ou Vasco Mouzinho de Quevedo. (http://www.mun- .setubal.pt/pt/pagina/pacos-do-concelho/28). Outra obra patente é o quadro de Lima de Freitas intitulado "S. Francisco Xavier no Oriente". Note-se que este missionário jesuíta é o patrono de Setúbal.

Casa do Corpo da Guarda




Funcionou como Centro de Recrutamento e Mobilização, sendo presentemente sede do CMOS - Clube Militar de Oficiais de Setúbal



Igreja de S. Julião




(foto em 2013.10.02)




As paredes das naves, da capela-mor e da capela do Senhor dos Passos estão revestidas com painéis de azulejos recortados, com cercadura rococó polícroma e rodapé marmoreado. Os azulejos datam de cerca de 1790 e os painéis das naves têm como tema passos da vida de São Julião e de Santa Basilissa (Wikipedia)

Casa da Cultura









fotos em 2017.12.17


OUTRAS PUBLICAÇÕES:

Paços do Concelho de Setúbal e Casa do Corpo da Guarda

Cirandando pela Casa da Cultura em Setúbal








Sem comentários: