Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 30 de março de 2020

A Central termoeléctrica de Setúbal ao longo dos tempos

* Victor Nogueira


A Central vista do Castelo de Palmela  


Nos anos '80 (rolo 54)
(fotos Victor Nogueira)

Noticias da imprensa«A EDP concluiu hoje com êxito o derrube das duas chaminés de 200 metros de altura da central termoelétrica de Setúbal (...) Na operação de demolição das duas chaminés, que foi efetuada pela empresa Maxam, especialista na utilização de explosivos para este tipo de atividades, foram utilizados entre 150 e 200 quilogramas de explosivos em cada uma das duas chaminés. . Construída no final da década de 70 do século passado, a Central Termoelétrica de Setúbal, localizada na zona industrial península da Mitrena, esteve mais de 30 anos em funcionamento, desde 1978 a 2013, estava equipada com quatro grupos de geradores e chegou a abastecer 25% da população portuguesa em território continental.» (Sapo 24 - 2020.03.29)

«Símbolo de outros tempos, a central termoeléctrica de Setúbal chegou a ser o maior centro produtor de energia nacional até à abertura da central de Sines, que também já tem o fecho anunciado. Chegou a fornecer energia a 25% da população portuguesa em território continental. Era também uma das centrais mais poluentes do país, produzindo electricidade a partir de fuelóleo (cerca de 5.280 toneladas por dia).» (Público, 2010.03.30)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Leio esta notícia e vou a uma das janelas no cimo da torre no alto duma encosta. O horizonte de facto mudou; já lá não estão, desde ontem, 29 de março.

Elas que eram com o Castelo de Palmela uma das marcas que distinguiam o que o meu olhar alcançava até ao horizonte, e que surgem em muitas fotos minhas, designadamente ao nascer do sol.

É um horizonte agora estranho, despido, desequilibrado este que o meu olhar alcança.

É como se perdesse uma parte de mim, sempre foram 4 décadas, 40 anos que se foram, implodidos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Galeria Fotográfica (Victor Nogueira)

Vista do cimo da torre no alto duma encosta

o agora


o antigamente










vista do miradouro da Ermida ou Capela de Santo António no Parque Verde da Belavista






















vista da Península da Mitrena





















vista do Bairro da Belavista



















vista da Mourisca


No horizonte, à esquerda, a Estação Elevatória da Belavista e a meio as chaminés da Central Termo-Eléctrica



















Vista do moinho de maré da Mourisca, então em ruínas

vista da Avenida Belo Horizonte 
(Escarpas de S. Nicolau)


vista da Praia da Saúde







Sem comentários: