Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tate Britain expõe obra de Muybridge, pioneiro da fotografia do movimento

Londres, 7 set (EFE).- O pioneiro da fotografia, Eadweard Muybridge (1830-1904), alcançou a fama principalmente pelas imagens nas quais conseguiu captar, pela primeira vez, o movimento de animais e humanos.
.
Os trabalhos deste inglês, a quem a galeria Tate Britain dedica uma grande exposição, revolucionaram a arte e a técnica da fotografia e se anteciparam ao cinematógrafo.
.
Ao mesmo tempo exerceram uma enorme influência em pintores como Edgar Degas, Thomas Eakins e Francis Bacon, passando por Marcel Duchamp e pelo futurista italiano Umberto Boccioni, além de compositores, como Philip Glass.
.
Degas foi um dos primeiros artistas a usar os novos conhecimentos sobre o movimento dos cavalos em pleno trote obtidos com as fotografias de Muybridge que transformaram em obsoleta a representação dos equinos com as patas estendidas para frente e para trás para simular uma corrida.
.
A obra vanguardista "Nu descendo a escada", de Duchamp, está diretamente inspirada nos trabalhos de Muybridge, assim como nas figuras de homens brigando de Bacon.
.
A retrospectiva da Tate, que poderá ser visitada até 16 de janeiro de 2011, tem a virtude de apresentar um panorama muito completo de sua obra fotográfica e não só os trabalhos mais famosos.
.
Para muitos será uma autêntica descoberta de sua faceta de fotógrafo de espetaculares paisagens, tanto dos EUA, como da América Central, assim como de vistas urbanas como as de São Francisco.
.
Por encomenda de diversas agências do Governo de Washington, Muybridge viajou ao Alasca após o território ter sido comprado da Rússia e documentou os trabalhos de construção da ferrovia, além de fotografar as luzes no litoral do Pacífico.
.
Muybridge estava fascinado pela natureza selvagem do vale de Yosemite, na Califórnia, por suas florestas, suas serras, suas cascatas e, principalmente, por seus lagos de águas tranqüilas nas quais se refletem como um espelho árvores e montanhas.
.
As fotografias feitas na América Central, para onde viajou em 1871 depois de ser absolvido do assassinato por ciúmes do amante de sua esposa, também são belíssimas.
.
A viagem foi feita a pedido da Pacific Mail Steamship Company. No Panamá e na Guatemala captou com sua câmera imagens de cidades da época colonial, praças e igrejas em ruínas.
.
Por outro lado, as fotografias de São Franciso são realmente espetaculares, conseguidas mediante a justaposição de até 13 placas fotográficas para formar um panorama completo da cidade que parecem ter sido feitas em um programa de computador.
.
A última parte da exposição é dedicada aos seus trabalhos mais conhecidos, os estudos de animais e humanos em movimento, que recolheu, entre 1881 e 1887, nos álbuns chamados "Animal Locomotion" e "The Attitudes of Animals in Motion".
.
Para esses estudos utilizou uma série de 12 câmeras situadas em diversas posições ao redor do objeto que gostaria de fotografar para poder captar, ao mesmo tempo, sua imagem de diferentes ângulos.
.
Graças a suas invenções tecnológicas, como o zootropo e o zoopraxiscopio, Muybridge conseguiu dar animação às imagens, criando a ilusão de movimento e se adiantando ao cinematógrafo.
.

Imagens de Eadweard Muybridge

 

.
duchampnuescalier.jpg
.
"Nu descendo a escada", de Duchamp
.

Muybridge Collection

 -Eadweard Muybridge was born in Kingston upon Thames in 1830 but moved away in 1852 to make his fortune in America. He came back to live in Kingston in the ...
.
.

Sem comentários: