Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ria de Alvor, histórias de um lugar em fotografia



22-09-2010 9:30:00

A objectiva do fotógrafo João Mariano captou as histórias da “Ria de Alvor|Mariscadores”, que agora conta, na exposição a inaugurar na Casa Manuel Teixeira Gomes, no dia 24 pelas 18h30.
 
ria-alvor-mariscador-expo-joaomariano.jpg
Ver Galeria
 
A mostra integra um longo trabalho sobre os mariscadores de Alvor, que deu origem a um livro com o mesmo nome, lançado a 17 de Setembro.
.
“Foi com eles que percorri a Ria de lés a lés, foi com eles que vi o sol a nascer, a chuva a cair e o vento a soprar. Foram eles que me ensinaram a ver “os olhos” dos diferentes bivalves. Foram eles que fizeram cm que os meus olhos os vissem da maneira como surgem nestas fotografias. Eles são a essência deste projecto”, diz a propósito o fotógrafo.
.
Utilizando o preto e branco, a exposição estará patente na Casa Manuel Teixeira Gomes situada na Rua Júdice Bíker nº1 em Portimão de segunda a quinta das 10h00 às 19h00, na sexta feira das 10h00 às 22h00 e sábado e domingos entre as 15h00 e as 22h00.A entrada é livre.
.
'riaalvor' 'arte' 'fotografia''exposição' 'portimão'

Sem comentários: