Para melhorar suas fotos de viagem, uma boa sugestão é usar a criatividade para buscar um ângulo original e utilizar elementos da paisagem, como linhas e repetições de formas
Primeiro, é necessário entender que as câmeras automáticas amadoras, como o modelo Cybershot, da Sony, ou o PL 100 da Samsung, não possuem todas as ferramentas disponíveis nas câmeras profissionais, mas, ao mesmo tempo, elas foram feitas para facilitar a vida do fotógrafo. “As câmeras compactas fornecem poucos recursos ajustáveis para o fotógrafo amador. Muitas vezes o fotógrafo regula sua câmera em um dos vários programas e a máquina faz os ajustes necessários”, explica Erivam de Oliveira, professor de fotojornalismo da Universidade Federal de Viçosa.
Uma dica é saber usar o flash da forma correta, como conta Ari Vicentini, professor de fotografia da Faculdade Cásper Líbero: “em locais escuros use o flash, normalmente as próprias câmeras te avisam quando ele é necessário, mas não deixe a função ‘flash’ habilitada em locais com boa iluminação, pois isto pode estragar a luz ambiente e vai gastar pilhas e baterias sem necessidade”.
Durante as férias, se você não quer que suas fotos se pareçam com todas as outras já tiradas,~procure usar a criatividade. “Deve-se procurar outros ângulos e principalmente trabalhar o primeiro plano. É muito comum um turista parar na frente de uma paisagem e clicar”, conta o fotojornalista Erick Hurpia. Ele ainda acrescenta: “ao fotografar deve-se levar em consideração que você tem profundidade. Ao colocar um objeto em primeiro plano o ganho em termos de enquadramento e criatividade já é muito”.
Outra maneira de fazer com que suas fotos se destaquem é utilizar elementos da paisagem que são visualmente atraentes como linhas e padrões repetidos. “Uma boa foto costuma ter certo equilíbrio nas formas. Isto é mais fácil de se obter se o fotógrafo procurar linhas, como a silhueta de postes, prédios, ou a linha do horizonte. Os objetos na cena ficarão melhor distribuídos”, esclarece Vicentini.
Para o caso de retratos, é necessário captar tudo o que a pessoa tem a oferecer, extraindo sua essência, como Hurbia esclarece: “pessoas são basicamente expressões e emoções, então a dica é, chegar perto e captar as texturas, a espontaneidade. Um erro clássico é mirar no rosto, centralizando a cabeça, com isso a foto fica dividida entre meio corpo e um teto vazio”.
Para fotografar cenas em movimento, as câmeras fotográficas geralmente contam com uma função específica, muitas vezes ilustrada com alguém praticando esportes. Esta ferramenta fará com que a velocidade de ação da câmera seja mais alta, congelando a imagem, mas existe um problema: “quando se opta por esse recurso, o fotógrafo necessitará de mais luz para fotografar”, explica Oliveria.
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