Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Debate sobre o lugar da fotografia na Europa está este ano em Braga

União Europeia de Festivais de Fotografia


24.09.2010 - 16:20 Por Nuno de Noronha
A União Europeia de Festivais de Fotografia (UEFF) escolheu Braga para realizar, nos dias 24 e 25, o seu encontro anual. A reunião pretende ser uma discussão sobre o futuro da arte de fotografar e os representantes portugueses prometem continuar a levar o país além-fron
A União Europeia de Festivais de Fotografia, que integra uma rede de 28 eventos que têm lugar em 18 países, vai debater, no seu encontro anual, este ano em Braga, as novas estratégias de cooperação e financiamento entre os membros associados à organização.

Rui Prata, um dos responsáveis pelo “Encontros da Imagem”, o único festival português de fotografia, e que está abrangido pela UEFF, disse, ao PÚBLICO, que no encontro estão a ser discutidas novas possibilidades de cooperação entre as diferentes organizações e eventos culturais, “tendo em vista a obtenção de parcerias financeiras” para a “divulgação da cultura europeia”.

Rui Prata admite que este encontro é uma “oportunidade fulcral” para estabelecer acordos e permutas que viabilizem os festivais promotores do sector do audiovisual, como o “Encontros da Imagem”, que, por exemplo, viu o seu orçamento cair praticamente para metade em 2010, ao fixar-se nos 68 mil euros.

Por outro lado, a participação do ministério da Cultura no único evento português de fotografia, que se realiza em Braga desde 1987, baixou este ano cerca de 70 por cento, o que “veio dificultar ainda mais a promoção do evento”, revelou o responsável.

Um dos grandes objectivos de Rui Prata e que está a ser discutido no encontro da UEFF é levar Portugal, no próximo ano, ao Festival de Fotografia de Bratislava. “Seria a primeira vez que Portugal estaria representado neste importante evento”, afirmou Rui Prata, esclarecendo que isso seria “uma forte plataforma de lançamento e divulgação da fotografia portuguesa no Leste europeu”.

Cultura2007

Nas palavras de Rui Prata, um dos dinamizadores da UEFF 2010 em Braga, esta edição é também uma forma de promover o intercâmbio de formadores e o desenvolvimento de mais acções educativas, com vista a “encontrar parceiros a nível europeu para candidaturas conjuntas a fundos do projecto Cultura2007 da União Europeia”.

O programa Cultura2007 tem como objectivo a promoção do diálogo cultural, a difusão da cultura e a mobilidade dos artistas e respectivas obras, nas diferentes formas e veículos de expressão cultural. É um projecto que veio substituir o anterior Cultura2000 e que visa igualmente financiar acções culturais de âmbito europeu.
.
.

Sem comentários: