Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Murais em Setúbal 12 - Avenida José Mourinho

* Victor Nogueira

Na Avenida José Mourinho, a Oeste da Doca dos Pescadores, frente ao Monumento ao Homem do Mar, onde foi a Praia da Saúde, vou encontrar completamente degradado um interessante mural com temática marítima que fotografara anos antes, nos finais de 2012. Fazendo fé no Google Earth, decorridos  apenas dois anos, em 2014, o referido mural estaria já de pantanas. Aqui ficam as imagens.


Google Earth (2014.12)













fotos em 2012 / 11 ou 12




Monumento ao Homem do Mar - A escultura, de bronze, em tamanho natural, da autoria do escultor António Pacheco, inaugurada em 2006, representa um pescador a puxar as redes num barco, que contém, na proa, uma imagem de Nossa Senhora da Arrábida. O conjunto escultórico insere o poema “Naufrágio”, de Sebastião da Gama, enquanto a embarcação retratada denomina-se“Nossa Senhora Estrela do Mar”.

















fotos em 2018.01.15


Série Murais e Grafitos em Setúbal



Projecto Setúbal Mais Bonita 2012
Fotos de autor não creditado em https://www.facebook.com/167479893306449/photos/?tab=album&album_id=360945797293190










Sem comentários: