Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

entre douro e minho - as pontes e os rios (01)

* Victor Nogueira (foto e textos)

Nem sempre as pontes foram o objectivo principal da foto e nalguns casos surgem apenas como enquadramento ou acidentalmente. Eis o registo parcial.

Rio Tâmega em Amarante




Rio Lima em Ponte de Lima


Rio Vez em Arcos deValdevez


Rio Lima em Arcozelo


Rio Cávado em Barcelos



Rio Douro (ponte da Arrábida) no Porto



Rio Lima, entre Ponte de Lima e Arcozelo



Goios - ribeira do Souto, afluente do ribeiro de Chorente, na bacia do Rio Este



Rio Ave em Macieira da Maia  (EN)





Rio Ave em Macieira da Maia (ponte D. Zameiro)




Rio Minho em Vila Nova de Cerveira



Rio Este, em S. Miguel de Arcos



Rio Ave em Vila do Conde





Manuela Miranda As pontes são lindas talvez a de Góis não conheça, mas tu fotógrafo e escritor Victor Saíste cá um especialista. Beijinhos da Tua Nela.
  • Viriato F. Soares Douro e Minho, alto Minho, regiões que eu adoro e que irei visitar outra vez quando puder, obrigado pela partilha.

1 comentário:

Unknown disse...

Victor todas as pontes são do meu conhecimento, a de Góios não tenho a certeza. Mas posso dizer Gostei muito do teu trabalho como fotógrafo como escritor, e as Vistas são lindas Publica Amigo. Beijinho Grande.