Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Azulejaria

* Victor Nogueira (texto e fotos)

Ao contrário do que sucede no Sul, as placas toponímicas não são azulejadas nem as paredes ostentam registos. Nenhuma das igrejas cujo interior visitei tem no seu interior paineis de azulejos, salvo numa das capelas. Pelo contrário, as paredes exteriores de moitas delas estão cobertos de azulejos, Esta é a colheita feita., na maioria não historiados.



Barcelos


Vila do Conde - Igreja de Rio Mau


Vila do Conde


Vila do Conde 





Barcelos - Paço dos Condes de Barcelos e Museu Arqueológico



Porto - estação de metropolitano do Bolhão




 Porto - Capela das Almas






Amarante





Remelhe - capela mortuária de D. António Barroso


Mindelo - Rua da Lameira





Vila Nova de Cerveira

Sem comentários: