Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pelas margens do Rio Ave


* Victor Nogeira (texto e fotos)

Aproveito a tarde soalheira para retornar às pontes românicas dos Rios Ave e Este, por novos percursos, mas desistindo de voltar à Cividade de Bagunte. No Ave pescadores pescam junto a uma das azenhas, enquanto os patos evolucionam nas águas ou descansam no areal. Em Macieira da Maia há música de arraial, animada, atroando os ares, puxando o pé e o corpo para o bailarico, enquanto na igreja, de cujo adro se avista a ponte de D. Zaimeiro, mulheres se azafamam nas decorações entrando a saindo do templo, as ruas enfeitadas com arcos floridos e luminárias. 

Junto à ponte de S. Miguel de Arcos e numa das margens uma árvore frondosa com bancos acolhe um grupo de jovens com as suas bicicletas, um dos quais me pergunta se tenho um cigarrinho. Azar dele, que não fumo.

Por ser dia de semana, em qualquer das das localidades transitam muitos tractores agrícolas, ocupando os estreitos caminhos, a toda a largura, com seus atrelados.




 S. Miguel de ARCOS Rio Este, afluente do Rio Ave






marcas dos Caminhos de Santiago














MACIEIRA DA MAIA e Rio Ave



açude























VEM DE NAS MARGENS DO RIO AVE, EM  http://kantophotomatico.blogspot.pt/2014/09/nas-margens-do-rio-ave.html

Sem comentários: