Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Transforme imagem reais em miniaturas automaticamente

Terra.com - Domingo, 13 de dezembro de 2009, 08h25

Miniatura do Maracanã, no Rio de Janeiro, obtida com efeito tilt-shift

Miniatura do Maracanã, no Rio de Janeiro, obtida com efeito tilt-shift

.


O estilo de fotografia conhecido tilt-shift (ou tilt and shift) apresenta fotografias de objetos ou cenários reais que, após sua aplicação, tornam-se semelhantes a miniaturas e maquetes. A primeira lente desenvolvida especialmente o efeito foi a Canon TS35mm f/2.8 S.S.C em 1973. Utilizado até em comerciais de banco, o tilt-shift agora começa a ganhar espaço na internet.
.
» Siga o Terra no Twitter
.
Estão sendo desenvolvidos sites que permitem a criação instantânea do efeito, para que o usuário não precise de nenhuma técnica de fotografia ou de Photoshop para utilizá-lo.
.
É o que oferece o site TiltShiftMaker (http://tiltshiftmaker.com/), que garante o efeito em apenas três passos simples: realizar o upload da foto (da internet ou do próprio computador), selecionar a área em foco e, em seguida, realizar o preview do resultado.
.
A ferramenta oferece também algumas opções para o ajuste do foco, para usuários mais preocupados com os detalhes da foto.
.
Além do TiltShiftMaker, existe também o TiltShift Generator (http://labs.artandmobile.com/tiltshift/), um pouco mais complexo, mas ainda bastante simples, com a possibilidade de alteração de foco, brilho, contraste, entre outros elementos da fotografia, com a possibilidade de visualização simultânea das alterações. O Generator já está disponível também em um aplicativo para o iPhone, encontrado gratuitamente no site Ars & Mobile (http://artandmobile.com/tiltshift/).
.
Para aqueles que preferem utilizar o Photoshop na hora do preparo do tilt-shift, o site Tutoriais Photoshop (acessível pelo atalho http://tinyurl.com/cchby6) ensina detalhadamente (e com imagens) as técnicas básicas para sua realização.
.

Geek
.
.

Sem comentários: