O MUNDO LABORAL EM FOTOGRAFIAS NO GETTY CENTER DE LOS ANGELES
2009-11-03
A invenção da fotografia em 1839 coincidiu no tempo com a irrupção da Revolução Industrial, que transformaria a vida quotidiana das populações ocidentais. Os trabalhadores de todos os sectores desempenharam um papel fundamental e protagonista na consolidação das mudanças sociais e culturais que se produziram naquela etapa e a câmara fotográfica utilizou-se então mais do que qualquer outro meio artístico para dar testemunho do seu trabalho.
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O Getty Center de Los Angeles inaugura hoje “In Focus: The Worker”, mostra composta por 40 instantâneos da colecção do referido museu que representam momentos históricos-chave na evolução do mundo do trabalho e da consideração social pelos trabalhadores entre os séculos XIX e XX. Algumas delas converteram-se em ícones com a passagem do tempo, outras são menos conhecidas mas demonstram o interesse dos fotógrafos de então por ofícios muito variados.
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Entre as imagens que poderão contemplar-se no Getty Center, figuram peças tão significativas como as que mostram os procedimentos de construção da Torre Eiffel (é o caso do instantâneo de Durandelle procedente do arquivo pessoal do próprio arquitecto Gustave Eiffel) ou as que denunciavam, numa época tão precoce como 1908, as negativas repercussões do trabalho infantil (Lewis Hine).
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“In Focus: The Worker” inclui também fotografias recentes, como os retratos que Milton Rogovin tirou de mineiros de todo o mundo e das suas famílias com o propósito de chamar a atenção do público para um tema tão delicado como a periculosidade laboral e os baixos salários.
Disponível em: www.masdearte.com
.http://www.artecapital.net/noticias.php?noticia=1215
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Vocational Photography: Workers and Their Tools
In this early image of a worker, the photographer treats his subject with studied consideration. The carpenter regards the camera with a grave expression, and we sense that it might be the first time he has ever been photographed. His tools, including a bench plane and miter saw, sit before him like elements arranged in a formal still life.
This portrait looks staged for a variety of reasons. The pile of wood shavings at the bottom right corner is too tidy to reflect actual work in progress. The austere background and composition also point to a formal photography session in a studio rather than in the carpenter's workroom.
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Photographs as Tools for Social Change
See one of the workers at home with his family | |
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This photograph is one part of a diptych made near Guantánamo, Cuba. Rogovin builds the picture around the central figure, a man who appears to be a leader among the group of men that surrounds him. Presenting him head-on and informally posed, the artist shows us that this man is both courageous and proud.
http://www.getty.edu/art/exhibitions/focus_worker/
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