Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Livro de fotógrafo espanhol mostra experiência musical em favela em São Paulo


Último Segundo - 21/12 - 21:46 - EFE


EFE - v1


.
São Paulo, 21 dez (EFE).- O fotógrafo espanhol Carlos Díez Polanco lançou o livro "Gracias, Baccarelli" ("Obrigado, Baccarelli"), que chegou hoje às livrarias brasileiras e que retrata a bem-sucedida experiência de música erudita com crianças e jovens de uma favela em São Paulo.

"É muito emocionante ter passado meses, dia a dia, fotografando o que acontece no Instituto Baccarelli", disse hoje à Agência Efe o fotógrafo, que no domingo lançou o livro acompanhado de um concerto da Orquestra Sinfônica da favela de Heliópolis, na Sala São Paulo.
.
"O que mais posso destacar deste trabalho é a disciplina tão bonita de todos os envolvidos com o projeto, como todos se preocupam para que tudo seja cumprido, para que os horários seja cumpridos, para que todo o mundo ensine ou aprenda de uma forma ou de outra", afirmou Polanco.
.
A orquestra faz parte do Instituto Baccarelli, entidade que oferece formação artística e musical erudita a mais de 500 crianças e jovens na favela de Heliópolis, uma das maiores de São Paulo.
.
Para o fotógrafo, "a música nos faz esquecer dos sofrimentos" e traz "dignidade para essa comunidade".
.
O livro, da editora Moderna, agrupa 280 fotografias tiradas em 2009 do trabalho realizado pelo instituto desde 1998, quando foi fundado pelo maestro Silvio Baccarelli e por músicos do Brasil e de outros países.
.
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis acompanhou em São Paulo e Rio de Janeiro o violinista alemão Erik Schumann e o pianista Arnaldo Cohen e foi a encarregada pelo concerto oferecido ao papa Bento XVI na sua visita ao Brasil em 2007.
.
Polanco considera a obra "um documento que não vai sair de moda" e, por isso, quer levar a sinfônica de Heliópolis à Espanha em outubro.
.
Entre os futuros projetos do fotógrafo está a realização de um livro sobre a relação entre a escola e os esportes no Brasil.
.
"Não pretendo fazer algo sobre futebol exclusivamente, mas sim mostrar o valor do esporte junto à escola, em geral. Espero poder realizar este projeto em dois anos", disse. EFE wgm/pd

.
.

Sem comentários: