Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Foto panorâmica de Praga de 18 gigapixels é a maior do mundo

360 Cities/Reprodução
Panorâmica de Praga foi feita com 600 fotos a partir de uma torre de TV da cidade
.
Panorâmica de Praga foi feita com 600 fotos a partir de uma torre de TV da cidade

Terra - Segunda, 21 de dezembro de 2009, 19h31 Atualizada às 19h35

Foto panorâmica de Praga de 18 gigapixels é a maior do mundo

Uma foto panorâmica de 360° está chamando a atenção dos internautas. Criação do fotógrafo Jeffrey Martin, fundador do site 360 Cities, que reúne fotografias panorâmicas do mundo inteiro, a imagem retrata a cidade de Praga, na República Checa, e é considerada a maior foto panorâmica esférica do mundo, totalizando 18,4 bilhões de pixels, ou 18,4 gigapixels, reunidos em um arquivo de 120 GB.
.
» Aplicativo para celular reconhece lugares pela câmera de foto

» Siga o Terra no Twitter
.
"A criação desta imagem representa meus últimos cinco anos de obsessão com todas as coisas panorâmicas", afirma Martin, segundo reportagem do site Wired. "Se você estiver entediado em casa no Natal, e não estiver afim de sair com a família, você pode explorar Praga", sugere o fotógrafo, que mora na capital checa.
.
A panorâmica se torna interessante justamente pela alta resolução da imagem, que permite que o internauta mova o cursor para os lados, aumente ou diminua o zoom, de modo até mais avançado do que com os mapas do Google Street View. Segundo o Wired, se você procurar bem, é possível até mesmo encontrar roupas secando nas janelas dos prédios da cidade.
.
A imagem possui tantos detalhes, que o site lançou nesta segunda-feira um concurso para os internautas que acharem as 30 dicas que eles estarão publicandos nos próximos três dias. O vencedor ganhará US$ 1 mil.
.
A imagem foi feita no início de outubro do alto da Torre de TV Zizkov, em Praga. No total, foram mais de 600 fotografias tiradas durante algumas horas com uma câmera Canon 5D Mark II de 21 megapixels, com zoom de 200mm. A câmera foi conectada a um dispositivo automático especial que realizou os pequenos, e precisos, movimentos para a panorâmica em todas as direções. Todas as imagens reunidas resultaram em um total de 40GB.
.
O arquivo final, tratado no Photoshop, tinha 120GB. Martin levou uma semana para baixar e tratar todas as fotos no computador. A imagem final mede 192 mil x 96 mil pixels, ou 18,4 bilhões de pixels no total. Segundo o site, a imagem final impressa teria 16 m de comprimento com resolução de 300 dpi.
.
Explicações de como foi feita a foto são encontradas no blog do autor, no endereço blog.360cities.net/prague-18-gigapixels-how-it-was-made, enquanto a imagem pode ser visualizada em www.360cities.net/prague-18-gigapixels.
.

Redação Terra
.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4169938-EI4797,00.html
.

Últimas notícias

.

19h31 » Foto panorâmica de Praga de 18 gigapixels é a maior do mundo
12h35 » Peso e sorriso são o que mais incomoda em fotos, diz estudo
12h10 » Site mostra melhores fotos digitais do ano; veja
.
.

Sem comentários: