Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Fotógrafo em 'Viver a vida', Thiago Lacerda clica o Leblon para a Revista da TV


Dia de repórter

Plantão | Publicada em 13/12/2009 às 09h34m
Joana Dale

RIO - Quinta-feira, 11h da manhã. Enquanto a equipe da Revista da TV faz sua reunião de pauta, uma produtora, um cinegrafista e um técnico de som do "Fantástico" registram a troca de ideias entre os jornalistas na redação. Até aí, tudo (mais ou menos) normal: para todos os efeitos, a produção do dominical da TV Globo está fazendo uma reportagem sobre os bastidores das publicações especializadas em televisão. A tensão causada pela presença de uma câmera entre nós - jornalista nunca gosta de virar notícia - já estava indo embora quando eis que surge Thiago Lacerda, todo serelepe. Com uma máquina a tiracolo, o ator que interpreta o fotógrafo Bruno em "Viver a vida" mostra disposição.
.
- Alguém tem uma pauta para mim? - diz, à medida em que se acomoda no grupo, surpreendendo os repórteres.
.
A tal reportagem para a revista eletrônica da Globo era um pretexto. E o que parecia pegadinha era, na verdade, um desafio proposto pelo "Fantástico" em parceria com a Revista da TV para o ator mostrar seus dotes como repórter fotográfico. No susto, é bom deixar claro, esta repórter foi escalada pelos editores deste suplemento (eles, sim, sabiam de tudo) para acompanhar o galã tijucano que mora na Barra em um ensaio fotográfico pelo Leblon.
.
O resultado do passeio pelo bairro predileto de Manoel Carlos, autor do folhetim das 21h, é o colorido mosaico que ilustra a página ao lado. O desempenho do ator em campo e todos os detalhes da aventura, com direito a perseguição de paparazzi, serão exibidos hoje no "Fantástico".
.
Thiago mostra intimidade com sua Olympus semiprofissional - já nos 30 dias em que clicou paisagens na Jordânia e em Jerusalém, nas gravações de "Viver a vida", o ator teve em mãos uma Leica M8, a lendária câmera de Henri Cartier-Bresson.
.
- Tenho essa máquina há quatro anos, sempre gostei de fotografar paisagens, placas curiosas nas ruas e, principalmente, cenas do cotidiano. Mas depois que o meu filho Gael nasceu (a mãe é a atriz Vanessa Lóes) estou fotografando ainda mais - conta Thiago, que aproveita o trânsito da Lagoa para deletar imagens pessoais e liberar espaço no cartão de memória para o trabalho "encomendado", e também para incorporar o personagem do folhetim. - Aqui já é o Bruno. A touca, ele pegou emprestada do Thiago para dar uma disfarçada. Ele é famoso no Leblon - brinca, em meio a cliques frenéticos pela janela do carro de reportagem do jornal.
.
A primeira parada é a Praça Antero de Quental, uma das mais movimentadas do Leblon. Depois de se lamentar por três (possíveis) fotos que deixou escapar no caminho, Thiago se posiciona para registrar o trabalho de dois homens no alto de um poste. Adriano Lopes e Victor Gustavo estão nas alturas e o nosso fotógrafo precisa trocar a lente grande-angular da câmera por uma teleobjetiva:
.
- Muito mais do que o retrato das pessoas, me interessa o que essas pessoas fazem no dia a dia.
.
Aproveitando o conforto de seu All Star (uma marca do personagem no folhetim), Thiago dispensa o carro de reportagem e, empolgado com o desafio, desbrava o bairro a pé. Baleiro no ponto de ônibus, feirinha de livros, jogo de sueca e um homem dormindo no banco da praça são seus alvos.
.
Adiante, uma certa queda para fotografar contrastes sociais fica evidente. O ator não esconde que se encantou por um Leblon bem diferente do apresentado por Maneco em suas famosas novelas.
.
- Acho que temos que mostrar o cotidiano do bairro com realidade. Olha que foto incrível! Esse mendigo dormindo na rua e alguém passando ao lado como uma sacola chique - aponta.
.
Durante a caminhada (por seis quadras!) embaixo de sol quente, o fotógrafo só foi interrompido pelas fãs, que não deixaram o moço sair impune antes de garantir um autógrafo ou uma foto no celular. De resto, Thiago fez os profissionais que o acompanhavam suar a camisa por conta de seu entusiasmo. O ator só lembrou de comer lá pelas 16h.
.
- Quando a equipe de reportagem está na rua não tem a hora do almoço? - indagou, curioso.
.
Mas como o bom tempo estava ensaiando uma virada, Thiago foi avisado pela repórter que antes seria melhor garantir as fotos na praia. Aplicado, ele aceitou a sugestão, fez as imagens e bebeu muita água até chegarmos a uma lanchonete no fim do expediente. O menu do almoço? Açaí.
,.
Já no fim da jornada, sentado na varanda da tradicional Pizzaria Guanabara, enquanto observava jovens voltando da praia, Thiago fez a foto que elegeu como a melhor do dia: com a ajuda do providencial ventinho da tarde, a canga rosa da menina ficou - como dizer? - mais esvoaçante.
.
- É a Marilyn Monroe do Leblon - exalta.
.
.
____________________
.


Thiago Lacerda | 13/12/2009 14:52 |Quem News - Atualizado em: 13/12/2009 15:07
Thiago Lacerda vive dia de fotógrafo
.
Ator, que interpreta um fotógrafo em "Viver a Vida", exercitou suas habilidades com a câmera
.
Renata Mendonça
.
Divulgação / TV Globo
.
Thiago Lacerda viveu um dia de fotógrafo. Na quinta-feira (10), o ator participou de um dia de trabalho na “Revista da TV”, do jornal “O Globo”.
.
“Alguém tem uma pauta para mim?”, já chegou perguntando o ator, que interpreta o fotógrafo Bruno em “Viver a Vida”. A tal “experiência” era na verdade um desafio proposto pelo "Fantástico", que em parceria com a revista, propôs a Thiago que mostrasse seus dotes como repórter fotográfico.
.
O ator passou um dia com a equipe de reportagem no Leblon, bairro da zona sul carioca e predileto do autor Manoel Carlos, e mostrou intimidade com sua câmera Olympus semiprofissional.
.
“Tenho essa máquina há quatro anos, sempre gostei de fotografar paisagens, placas curiosas nas ruas e, principalmente, cenas do cotidiano. Mas depois que o meu filho Gael nasceu estou fotografando ainda mais”, contou Thiago. O desempenho do ator em campo e todos os detalhes da aventura, com direito a perseguição de paparazzi, serão exibidos hoje, domingo (13), no "Fantástico".
.
.

Sem comentários: