Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

'Fotografe como profissional em cinco minutos', diz site

13/12/2009

Luciano Dias

Luciano Dias



Aprender fotografia é uma atividade extremamente visual. Então você poderia pensar: melhor do que ler sobre o assunto é ver imagens e vídeos que ensinem técnicas. Para isso, também há sites que ajudam no aprendizado.

O Five Minute Photographer (fiveminutephotographer.com), por exemplo, propõe: "Fotografe como um profissional em cinco minutos". Isso mesmo: bastam cinco minutos para que você aprenda uma nova técnica fotográfica.
.
Entre os vídeos, você encontra técnicas para iluminar o assunto a ser fotografado, dicas de como fazer melhores imagens de pessoas, aprende sobre a importância do ponto de vista e da perspectiva, a gerenciar seus arquivos digitais, a desligar o flash da sua câmera e a conseguir bons resultados, entre outras dicas. O único porém é que o site é pago. A assinatura por seis meses custa 29,95 dólares australianos.
.
Para quem não está disposto a pagar para aprender na internet, o YouTube é um bom destino. No site de vídeos, é possível encontrar explicações detalhadas sobre os mais variados aspectos da fotografia.
.
Um dos destaques é o Curso de Fotografia Trípode (www.youtube.com/user/jmandrad). O primeiro vídeo se refere ao tipo de câmera que você deve comprar independentemente da marca, o que importa é que o modelo tenha o modo manual. "A melhor câmera do mundo no automático não poderá competir jamais com os conhecimentos fotográficos que um bom aficionado poderá aplicar com sua câmera no manual", diz o vídeo.
.
São 45 vídeos, divididos em 22 capítulos que duram quatro, cinco minutos, geralmente. É uma ótima maneira de você aprender um pouco a cada dia.
.
Para quem tem pouco tempo, um vídeo do usuário do YouTube Klaus Bohn ensina em menos de seis minutos os princípios da composição. Veja em bit.ly/videoklaus.
.
No Google Videos, o perfil do Learn Photography (bit.ly/learnphoto) oferece um curso para qualquer fotógrafo que está começando. São 16 lições e mais de 60 dicas e instruções para quem usa filme ou digital.
.
Outros canais cheios de vídeos interessantes no YouTube são o do ProPhotoLife (www.youtube.com/user/prophotolife), o do Pixel Magic (www.youtube.com/user/pixelmagic) e o do What Digital Camera (www.youtube.com/user/WhatDigitalCamera).
.
Edição:  Luciano Dias  | Fonte:  Folha Online 
O Vooz é um meio contratado para divulgação deste material. Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

.
.
http://www.vooz.com.br/blogs/fotografe-como-profissional-em-cinco-minutos-diz-site-24623.html
.
.

Sem comentários: